TRANSTORNO DE PERSONALIDADE MÚLTIPLAS!
Reconhecido pela Associação Americana de Psiquiatria em 1980, O Transtorno de Personalidade Múltiplas em geral surge na infância e tem suas causas em abusos, principalmente de origem sexual. " Esse tipo de abuso na infância e adolescência vem a cada dia se mostrando mais frequente do que se supunha e seus efeitos, os mais diversos e devastadores", alerta Marcos Noronha, psiquiatra e psicoterapeuta, diretor do Centro de Atenção Psicossocial Casa Forte ( CAPS Casa Forte), Em Recife, e supervisor Psiquiátrico do Núcleo de Atenção Psiquiátrico de Pernambuco (NAPPE).
Fatores que provoquem intenso quadro de estresse pós-traúmatico, como vivências de guerras, catástrofes, perdas de entes querido, também podem desencadear o distúrbio. "As múltiplas ou alternativas personalidades estão relacionadas ás questões tráumaticas que seriam o principal fator desencadeador da dissociação anormal da conciência. Seria um mecanismo de defesa resultante dos traumas vivenciados", esclarece Noronha.
Trata-se da criação de diversas personalidades dentro de um mesmo indivíduo, sendo que essas personalidades são complexas. Cada uma delas se evidencia a um momento, tem suas próprias memórias, nem sempre reconhece outra personalidade e, quando isso ocorre, pode rivalizar ou fratenizar com essa. As personalidades podem ser do sexo oposto ao da pessoa que se as cria, ter idades diferentes e mesmo outra origem étnica. Além disso, a alternância entre as personalidades pode se dar subitamente (mais comum) ou ser precedida por uma confusão mental transitória.
Liliana Lavoratti, Jornalista escreve esta publicação.
Revista Psique!
Liliana Lavoratti, Jornalista escreve esta publicação.
Revista Psique!
Comentários
Postar um comentário