LIVROS SOBRE MORTE.
Muitos psicólogos encontraram dificuldade para falar sobre a morte com crianças. Educadores e profissionais da sáude não se sentem à vontade para falar sobre o assunto em sala de aula.
Para superar esta barreira, a psicóloga Lucélia Elizabeth Paiva elaborou uma lista de 36 livros infantis que abordam a questão da morte sob diversas formas.
Em sua tese de doutorado no Instituto de Psicologia (IP) da USP, ela mostra como as leituras podem ajudar a encarar o luto e as perdas. Parciparam da pesquisa 54 educadores, de cinco escolas de São Paulo, que lidam com crianças de até 10 anos.
De acordo com a psicóloga, o assunto morte aparece entre os alunos das mais diversas formas, inclusive por meio das perdas de parentes, amigos e animais de estimação. algumas obras chamaram a atenção pela sutileza que abordam o tema, como Vó Nana (Margaret Wild), Menina Nina (Ziraldo), Eu Vi Mamãe Nascer (Luiz Fernando Emediato) e a Montanha Encantada dos Gansos Selvagens (Rubem Alves). A pesquisadora aponta que o livro quando os Dinossauros Morrem, de M.Brown, despertou muito interesse dos educadores.
Comentários
Postar um comentário