PROBLEMA DE APRENDIZAGEM! " A diferença entre desnutrição e anorexia."

"Os problemas de aprendizagem respondem a duas ordens de fatores: O primeiro, externo à extrutura familiar e individual... o que corresponde a um problema de aprendizagem Reativo...O segundo, interno à estrutura familiar e individual, o que corresponde a um problema de aprendizagem SINTOMA ou uma INIBIÇÃO, toma forma em um undivíduo, afetando a dinâmica de articulação entre os níveis de inteligência, desejo, organismo e corpo, redundando em um aprisionamento da inteligência da capacidade por parte da estrutura simbólica inconsciente".
Para entender seu significado, deveremos descobrir a funcionalidade do sintoma..."O problema de aprendizagem 'REATIVO' afeta o aprender do sujeito em duas manifestações... surgindo do choque entre o aprendente e a instituição educativa que funciona expulsivamente". Neste caso, existe uma inadequação quanto à "metodologia", ideologia, linguagem, vínculo..."A diferença entre SINTOMA e problema de aprendizagem REATIVO é comparável à diferença entre desnutrição e anorexia. " Em ambos os casos a pessoa não come, mas a articulação de cada um com o comer é diferente". No anorético houve "uma ruptura do comer por desejos de oredem inconsciente, apesar de ter comida, não come, na desnutrição, o desejo de comer está ou esteve presente, o que falta é a comida... No SINTOMA, as possibilidades externas existem, mas se perdeu o desejo de aprender, na situação REATIVA há desejo de aprender, mas não lhe foram proporcionadas situações de aprendizagem viáveis.
Nos problemas de aprendizagem de ordem REATIVA, " a intervenção psicopedagógica dirigir-se-á fundamentalmente a sanear a instituição educativa", já nos de ordem SINTOMA (e INIBIÇÃO COGNITIVA), A INTERVENÇÃO É CLÍNICA (FERNANDEZ, P.81,83).
Da população abrangida pelo atendimento da Equipe Psicopedagógica em 1990, em torno, de 6.000 alunos da RME, direta ou indiretamente, nem 1% apresentou situação que pudesse ser atribuída a uma configuração "sintomática". Porém as situações "reativas" foram a tônica predominante e, em muitos casos, havia uma tendência para a cristalização do fracasso, devido a contínuas repetências.
Texto: A inteligência é um processo e não um Dom: Fica-se inteligente porque se aprende.
Neusa Hickel

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OFICINA PSICOPEDAGÓGICA NO TRATAMENTO DO DEPENDENTE QUÍMICO.

Como descobrir se uma pessoa possui dupla personalidade!

DJ Sidney Brandino considerado uns dos mais criativo e talentoso no mundo da música eletrônica.