PROBLEMA DE APRENDIZAGEM! " A diferença entre desnutrição e anorexia."

"Os problemas de aprendizagem respondem a duas ordens de fatores: O primeiro, externo à extrutura familiar e individual... o que corresponde a um problema de aprendizagem Reativo...O segundo, interno à estrutura familiar e individual, o que corresponde a um problema de aprendizagem SINTOMA ou uma INIBIÇÃO, toma forma em um undivíduo, afetando a dinâmica de articulação entre os níveis de inteligência, desejo, organismo e corpo, redundando em um aprisionamento da inteligência da capacidade por parte da estrutura simbólica inconsciente".
Para entender seu significado, deveremos descobrir a funcionalidade do sintoma..."O problema de aprendizagem 'REATIVO' afeta o aprender do sujeito em duas manifestações... surgindo do choque entre o aprendente e a instituição educativa que funciona expulsivamente". Neste caso, existe uma inadequação quanto à "metodologia", ideologia, linguagem, vínculo..."A diferença entre SINTOMA e problema de aprendizagem REATIVO é comparável à diferença entre desnutrição e anorexia. " Em ambos os casos a pessoa não come, mas a articulação de cada um com o comer é diferente". No anorético houve "uma ruptura do comer por desejos de oredem inconsciente, apesar de ter comida, não come, na desnutrição, o desejo de comer está ou esteve presente, o que falta é a comida... No SINTOMA, as possibilidades externas existem, mas se perdeu o desejo de aprender, na situação REATIVA há desejo de aprender, mas não lhe foram proporcionadas situações de aprendizagem viáveis.
Nos problemas de aprendizagem de ordem REATIVA, " a intervenção psicopedagógica dirigir-se-á fundamentalmente a sanear a instituição educativa", já nos de ordem SINTOMA (e INIBIÇÃO COGNITIVA), A INTERVENÇÃO É CLÍNICA (FERNANDEZ, P.81,83).
Da população abrangida pelo atendimento da Equipe Psicopedagógica em 1990, em torno, de 6.000 alunos da RME, direta ou indiretamente, nem 1% apresentou situação que pudesse ser atribuída a uma configuração "sintomática". Porém as situações "reativas" foram a tônica predominante e, em muitos casos, havia uma tendência para a cristalização do fracasso, devido a contínuas repetências.
Texto: A inteligência é um processo e não um Dom: Fica-se inteligente porque se aprende.
Neusa Hickel

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