CRISES E SURTOS PSICÓTICOS! " A cobrança excessiva dos pais sobre os filhos, no que concerne à educação, pode causar alguns quandros sérios".
Para Terezinha Nascimento, psicóloga especialista em Psicopatologia das Síndromes Cerebrais infantis, em prevenção em dependência quimica e professora da fundação educacional da região dos lagos (Ferlagos), "a cobrança dos pais sobre os filhos, no que concerne à educação, pode causar alguns quadros sérios".
Segundo ela, processos psicólogicos pendentes ou latentes nas crianças poderão aflorar de forma brusca e intensa. " Entre eles, podem ser citadas as crises de descompensação psíquica, os surtos psicóticos, atos de loucura, estados de torpor e alienação, quadros alucinatórios, desequilibrios glandulares e nervosos, distúrbios cardiocirculatórios e outros", exemplifica.
Terezinha argumenta que nas crianças com "agendas cheias", pode se constatar com frequência falta de ânimo e de iniciativa, desvitalização, queda do estado geral, entre outros. "Com a persistência implacável das pressões, o processo dissociativo poderá proseguir, e então a consciência do paciente poderá se afastar mais facilmente da realidade, agravando os efeitos colaterais", alerta.
Para a especialista, as crianças precisam de uma agenda clara e imediata, que responda às necessidades particulares de cada indivíduo, e que equilibre atividades lúdicas e pedagógicas.
"Alguns alunos avançam regular e lentamente no aprendizado, enquanto outros se perdem em descaminhos e acabam aprendendo na dor e sofrimento. Estes, muitas vezes abandonado", acrescenta. na opinião da psicóloga, todos os instantes e oportunidades de aprendizado são preciosos a todas as crianças. ' Devemos sempre questionar-se vale a pena insistir em tal ou qual agenda, como é o hábito, ou se não é melhor mudar a rotina da criança. O comportamento dos filhos e seu ânimo falam por si, e devemos procurara não nos enganar quanto ao seu estado, sua felicidade e seus anseios. Muitos pais simplesmente não querem ver os problemas que podem causar e que causam, com a cobrança demasiada. Para assumir uma postura autocrítica, os pais devem trabalhar mais sobre si mesmos e aprender a ser mais tolerantes com os filhos, respeitando suas capacidades e desejos, sem oprimi-los, mas sabendo impor limites."
Comentários
Postar um comentário