BULLYING! SINTOMAS PSICÓTICOS.
Recentemente, investigadores da Universidade de Warwick revelaram mais um agravante do Bulling. A descoberta aponta que crianças que sofrem de maus tratos físicos ou emocionais por parte dos colegas duplicam as chances de desenvolver sintomas psicóticos na primeira adolescência, quando comparados a crianças que não sofreram tais agressões. Contudo, os dados explicam que se essa experiência de Bullying se prolongar ao longo dos anos, esse risco aumenta para até quatro vezes.
Os sintomas psicóticos são variados, incluem alucinações, delírios, como acreditar que está sendo observado, ou percepções fora do normal, como crer que os seus pensamentos estão sendo verbalizados e ouvidos pelos outros. Os cientistas explicam que as vitimas podem sofrer efeitos sérios que levam a alteração da percepção do mundo. Isto indicaria que os relacionamentos sociais perturbados com colegas é um fator de risco importante no desenvolvimento destes sintomas de psicose na adolescência e pode aumentar o risco de desenvolver no indivíduo adulto.
As crianças que integraram o estudo, divulgado pelo Science Daily, foram submetidas a entrevistas presenciais, a partir dos sete anos e meio, bem como testes físicos e psicológicos. Os pais também participaram, respondendo a questionários sobre a saúde, o desenvolvimento e o comportamento dos seus filhos.
Quando chegaram aos 13 anos, foram entrevistados sobre as experiências de sintomas psicóticos nos seis meses anteriores.
FONTE: Revista PsiqueCiência&Vida.
Comentários
Postar um comentário