ESTRESSE: O MAL DO SÉCULO! Sete em cada dez brasileiro reclamam de estresse no trabalho. Destes pelo menos três sofrem da chamada síndrome de Burnout, esgotamento mental e físico intenso causado por pressões no ambiente profissional.


A síndrome de Burnout, também conhecida como síndrome do esgotamento físico, é uma doença gerada pelo grau mais elevado do estresse, caracterizada pelo esgotamento mental intenso causado por pressões no ambiente profissional, que leva ao esgotamento total do paciente e atinge três em cada dez trabalhadores do Pais. O portador dessa doença muitas vezes não sabe que possui e passa a medir sua autoestima pela capacidade de realização e sucesso profissional. Sendo assim, sente a necessidade de se afirmar, transformando em obstinação e compulsão o desejo de realização profissional. Este fenômeno pode estar ligado à ideia de que ser um workaholic, pessoas que vivem para o trabalho, se tornou status para a maioria das pessoas que vivem nas grandes cidades, nas quais o número de estressados é maior, e como consequencia, a probabilidade do surgimento da síndrome é aumentada.
Embora a doença esteja diretamente ligada ao campo profissional, o seu desenvolvimento não se restringe apenas à profissão. Um indivíduo pode trabalhar muito, mas ter uma relação saúdavel com o trabalho.
Escrito por: Fátima Bittencourt é psicóloga (USU), pós graduada em psicossomática.
http://www.gruposanare.com/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O PODER MUDA AS PESSOAS.

CRACK E NEURÔNIOS.

OFICINA PSICOPEDAGÓGICA NO TRATAMENTO DO DEPENDENTE QUÍMICO.