CRIMINOSOS QUE SOFREM DE PSICOSES NORMALMENTE APRESENTAM DELÍRIOS DE PERSEGUIÇÃO E ESCUTAM VOZES.


Mas qual fator seria o predominante para desencadear a formação de uma personalidade doentia, capaz de cometer crimes hediondos?
"Todos os processos são endógenos", afirma Guido Palomba. As causas biológicas, segundo o psiquiatra forense, podem ser inúmeras.
O médico explica que algum comprometimentos do lobo frontal, parental, meningite, anoxia no parto, etc, podem predispor o sujeito a cometer crimes. Patologias como epilepsia, por exemplo, são comumente relacionados a crimes hediondos, principlamente aqueles que têm como principais características a ausência de motivos plausíveis para serem cometidos e a ferocidade na execução. Especializado em diagnóstico; Polomba explica. "a epilepsia não é só aquela que normalmente as pessoas conhecem dos quadros em que há desmaio e uma convulsão epilética.Esta é simples de se dignosticar. Existem as epilepsias psicóticas, que não se refletem nos músculos, mas atacam o lobo frontal, o que leva, inclusive, o indivíduo a ter delérios."
Fatores genéticos também devem ser levados em conta nesta equação, segundo o especialista.
"Muitas pessoas nascem com a propensão de se tornarem criminosas. Porém, é obvio que não é porque a pessoa possui uma disfunção endógena que vai trilhar este caminho, assim como acredito que apenas uma vivência dolorosa no passado não tem força para criar indivíduos capazes de praticar crimes monstruosos".
Palomba faz coro com a hipótese mais aceita atualmente entre especialistas: a de que o que faz de uma pessoa um verdadeiro criminosos, capaz de atos hediondos, são inúmeros fatores que ocorrem simultaneamente. "Estes processos devem ser analisados a partir de uma ótica biopsicossocial. Se você tem uma predisposição biológica, talvez o fato de contar com aspectos psíquicos, afetivos, sociais e culturais positivos, não seja suficiente para conter aquela pulsão. Por outro lado, às vezes, a predisposição biológica até é pequena e, no entanto, os processos afetivos e sociais são tão negativos que o sujeito parte para o crime".
O psiquiatra alude, ainda, ao fato facilmente observável de que mesmo que criados em uma comunidade violenta e sem o afeto e os cuidados de uma família, a maioria dos indivíduos sem predisposição biológica não se envolvem com crimes.

Comentários

  1. eu e o meu cachorro gostamos de ter boas ideias. a fada SININHO FOI UMA GRANDE IDEIA. TCHAU E BOAS SORTES.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O PODER MUDA AS PESSOAS.

CRACK E NEURÔNIOS.

OFICINA PSICOPEDAGÓGICA NO TRATAMENTO DO DEPENDENTE QUÍMICO.