ENTREVISTA. " Por que saem das escolas tantos analfabetos funcionais?" Telma Weisz Doutora em Psicologia.

Porque a escola só reconhece como alfabetização a aquisição do sistema. Em vez de investir na competência leitora, concentra-se no ensino de grámatica. Por isso há analfabetos funcionais com muitos anos de escolaridade. Formar leitores e gente capaz de escrever é uma tarefa de coordenadores, gestores e professores de todas as séries e disciplinas. Eu diria que leitura e escrita são o conteúdo central da escola e têm a função de incorporar a criança à cultura do grupo em que ele vive. Isso significa dar ao filho do analfabeto oportunidade iguais às do filho do professor universitário.
Revista NOVA ESCOLA.

COMO REVERTER ESSE QUADRO?

Lendo, discutindo, trocando idéias, vendo o que cada um entendeu e pesquisando em fontes diversas. é preciso tornar o texto familiar, conhecer suas características e trazer para a sala práticas de leitura do mundo real. Se a função da escola é dar instrumentos para o individuo exercer sua cidadania, é preciso ensinar a ler jornal, literaturas, textos científicos, de história, geografia, biologia. Consegue ler bem quem teve algum tipo de oportunidade fora da escola. Os que dependem só dela são os analfabetos funcionais. E a escola faz isso porque não compreende claramente a sua função.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O PODER MUDA AS PESSOAS.

CRACK E NEURÔNIOS.

OFICINA PSICOPEDAGÓGICA NO TRATAMENTO DO DEPENDENTE QUÍMICO.