AUTOJUSTIÇA: Muito antes de uma justiça legal entrar em ação, existe em nós uma justiça natural, consciente e inconsciente, ávida por equilibrio, que procura corrigir nossos erros e oferecer autocontrole.


Possuímos alguns processos psicológicos em permanente exercício. Um bom exemplo de processamento psíquico diz respeito ao desarranjo gerado pelo confronto entre aspectos naturais antigos (roubar, agredir e matar, outrem) e exigências sociais civilizadoras recentes (costumes e leis que tentam impedir o roubo, a agressão e o assassinato). Todavia, o que se desestabiliza requer estabilização consequente. Embora não percebamos com clareza tal movimentação, lá está ela, funcionando para a nossa sobrevivência e desenvolvimento.
Desse ponto de vista, é possível considerar o Sistema Psíquico Autorregulador (SPA), cuja função é administrar o desenvolvimento pessoal por meio da autopunição e da autorecompensação, levando em conta a aprendizagem sobre a justiça, os erros que se comete e a nossa condição natural baseada no estágio de evolução em que nos encontramos. Mas vale lembrar que tal processamento ocorre de maneira inconsciente.
O SPA pode ser compreendido da seguinte maneira: há no homem uma boa capacidade de memória para armazenar informações é possível processá-la com o intuito de extrair utilidades variadas, como resolver os múltiplos problemas com os quais nos deparamos constantemente, e dessa forma superar as barreiras pertinentes à vida e superar-se em relação ao próprio desenvolvimento.
Dentre essas informações, encontra-se o conhecimento adquirido acerca das questões morais (aprendizagem sobre a justiça e a injustiça) desde a infância. Ressalve-se, porém, que devido á percepção que cada um possui a respeito da vida, tal conhecimento adquirido acaba por formar crenças que, conforme a ênfase dada sobre cada uma delas, se tornam verdades, ora mais ora menos enraizadas no psiquismos. Elas podem durara um determinado tempo e ceder lugar a uma nova crença mais convincente que a anterior.
Escrito por Armando Correa de Siqueira Neto, psicólogo, professor e mestre em Liderança pela Unisa Business School.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O PODER MUDA AS PESSOAS.

CRACK E NEURÔNIOS.

OFICINA PSICOPEDAGÓGICA NO TRATAMENTO DO DEPENDENTE QUÍMICO.