SEM OBSTÁCULOS, NÃO HÁ VITÓRIA. MEDICAÇÃO É INDICADO, MAS TOMÁ-LO ANTES DE TER A OPORTUNIDDE DE CONFRONTAR NOSSOS DEMÔNIOS É DESPERDIÇAR A OPORTUNIDADE DE CRESCER.


Uma segunda defesa da tristeza pode ser resumida pelo famoso ditado do filósofo alemão Friedrich Nietzsche: "O que não me mata me torna mais forte". Como disse Paulo, em sua carta aos Romanos:"O sofrimento produz resistência, a resistência produz caráter e o caráter produz a fé".
Algumas pessoas que passam por grandes traumas, como a perda de um ente querido, relatam que se tornaram mais completas depois de passar pela experiência, afirma o psicólogo Jonathan Haidt, da Universidade de Virgínia, nos EUA, em seu livro The Hoppiness Hypothesis ( A Hipótese da Felicidade). "Quem passa por episódios traumáticos aprende a se conhecer melhor e passa a valorizar as coisas que realmente têm importância", escreveu Haidt. elas dão mais valor à amizade, à família, ao tempo livre, apreciam o que têm e entendem melhor seus limites.
'Só quem vive emoções profundas e passa pela dor e pelo sofrimento é capaz de se realizar na plenitude. O homem é um ser ambíguo", diz o filósofo brasileiro Franklin Leopoldo e Silva, que no ano passado publicou um livro chamado Felicidade, dos Filósofos Pré Socráticos aos Contemporâneos.
Não é por algum ingrediente preciosos que o sofrimento molda o caráter. Para Haidt, isso acontece porque nós somos seres viciados em contar histórias. O que sabemos sobre nós mesmos é um relato que continuamente reescrevemos, escolhendo o que lembrar do passado e o que projetar para o futuro. As adversidades nos ajudam a criar histórias melhores.
É claro que os traumas, assim como podem "purificar", podem matar. Ou estragar uma vida inteira. Crianças são especialmente suscetiveis. Algumas pesquisas mostram que a melhor época para enfrentar um grande desafio na vida é a que vai do início da adolescência até aos 20 anos e poucos anos, quando é assim, a probabilidade de o episódio servir de estimulo, em vez de fator de paralisia, é maior.
FONTE: Revista Época.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OFICINA PSICOPEDAGÓGICA NO TRATAMENTO DO DEPENDENTE QUÍMICO.

Como descobrir se uma pessoa possui dupla personalidade!

DJ Sidney Brandino considerado uns dos mais criativo e talentoso no mundo da música eletrônica.