AGRESSIVIDADE EM NÓS! A VERDADE É QUE, NENHUMA AÇÃO VIOLENTA, POR PIOR QUE SEJA, ACONTECE SEM QUE HAJA UM MOTIVO OCULTO NO EMOCIONAL DO INDIVÍDUO.


A verdade é que ninguém está livre de manifestações agressivas. Nem sempre a violência é causada por pessoas violentas, que costumam andar com armas no porta luvas do carro. Em um momento de tensão, os impulsos podem nos trair e acabar provocando um dano irreparável em nossas vidas.
Não podemos esquecer que, entre tantas variáveis, a autoviolência também existe. São aquelas punições que causamos a nós mesmos quando permitimos que algo que nos desagrada faça parte da nossa vida. Podemos citar como exemplo uma mulher que se impõe uma dieta rigorosa mesmo sabendo que está dentro dos limites de peso aceitáveis para uma pessoa saudável, ou um homem que concorda em trabalhar em algo que não gosta por imposição das circunstâncias.
Parece bobo, não? Mas são pequenas atitudes que tomamos contra nós mesmos e tem o efeito de uma "panela de pressão", e quando explode, causa prejuízos irreparáveis a nós e às pessoas que possam estar a nossa volta naquele momento de "explosão". a imposição desses "desagrados" em nossas vidas causa uma insatisfação que em algum momento será colocada para fora. A verdade é que, nenhuma ação violenta, por pior que seja, acontece sem que haja um motivo oculto no emocional do indivíduo. Muitas vezes  causa desse comportamento requer anos de estudo para ser encontrado.É necessário muito trabalho de terapeutas para conhecer o motivo dessas manifestações e muito mais tempo para tratá-las.
Vale a pena pensarmos e repensarmos nas atrocidades que estamos fazendo a nós mesmos.
Se analisarmos friamente, perceberemos que nos acostumamos com a violência; Obviamente muitas delas não podem ser evitadas, como por exemplo, perder horas preso em um congestionamento de automóveis. Mas, algumas mudanças em pequenas atitudes podem ocasionar um alivio na carga de tensão que carregamos diariamente. Um bom começo seria nos libertamos das imposições de "ser" e "ter" a que somos submetidos. O ato de reavaliar o que é, de fato, importante, pode aliviar o estresse e evitar situações indesejadas.
Para todo sofrimento humano existe uma causa, mesmo que seja desconhecida. Sabemos que ela se encontra no nosso inconsciente, e a psicanálise tem um método terapêutico que ajuda o sujeito a encontrar essa causa, que compreende o seu sofrimento, libertando-se dele.
Escrito por Araceti Albino é graduada em Psicologia.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CRACK E NEURÔNIOS.

OFICINA PSICOPEDAGÓGICA NO TRATAMENTO DO DEPENDENTE QUÍMICO.

DJ Sidney Brandino considerado uns dos mais criativo e talentoso no mundo da música eletrônica.