PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA INTELIGÊNCIA.



Segundo Piaget, a inteligência humana é sempre um conjunto da maturação, da experiência física e social, e de um principio dinâmico dominante: a equilibração. A experiência dá origem a novas estruturas mentais que ampliam a gama de experiência potencial da criança, o que, por sua vez, origina novas estruturas mentais. De acordo com sua teoria, pode-se verificar a diferença entre dois processos, já citados, que são relacionados, mas muito diferentes conceitualmente: desenvolvimento e aprendizagem.
O desenvolvimento refere-se aos mecanismos gerais do ato de pensar: pertence à inteligência em seu mais amplo e completo sentido. Tudo quanto pode ser chamado característico da inteligência humana vem à tona, principalmente, através do processo de desenvolvimento, como que destacado do processo de aprendizado.Este refere-se à aquisição de habilidades e fatos específicos.
Apesar do grau de desenvolvimento suceder sempre na mesma ordem, ele não corresponde a idades absolutas. A idéia central de sua teoria é que a lógica de funcionamento mental da criança se desenvolve gradativamente e qualitativamente diferente da lógica adulta. Sua aceleração ou retardamento irá ocorrer de acordo com os diversos meios sociais e a experiência adquirida. Assim, é preciso a escola reconhecer que não se trata de algo que exclua do aluno a possibilidade de aprender e sim, algo que lhe conduza a um modo particular de aprendizagem.
Escrito por Rubens Wajnsztejn, Médico Neurologista Infantil.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

OFICINA PSICOPEDAGÓGICA NO TRATAMENTO DO DEPENDENTE QUÍMICO.

Como descobrir se uma pessoa possui dupla personalidade!

DJ Sidney Brandino considerado uns dos mais criativo e talentoso no mundo da música eletrônica.