PRINCIPAIS DISTÚRBIOS DE APRENDIZAGEM!



Dislexia, disgrafia e hiperatividade são os distúrbios de aprendizagem diagnosticados com maior frequência em crianças durante a fase escolar.
O aluno disléxico apresenta sérias dificuldades com a identificação dos símbolos gráficos no início da sua alfabetização, o que acarreta fracasso em outras áreas que dependem da leitura e da escrita.
Simone Capellini explica a diferença entre as avaliações fonoaudiológicas e psicopedagogicas com relação à dislexia. A primeira deve ser realizada com base na investigação de processos visuais, auditivos e integrativos. " São provas baseadas nesses processos.
A sua aplicação, como nomeação automática rápida de cores, ditos, letras e objetos, habilidades metalinguisticas, consciência fonológica e memória de trabalho fonológica, que é a repetição de dígitos e pseudo-palavras, auxiliam na verificação da velocidade de acesso ao léxico mental e velocidade de processamento da informação.  Além disso, Capellini explica que também há provas baseadas em critérios de desenvolvimento. " Estas provas devem ter como referência a verificação do nível, tipo e velocidade de leitura oral e silenciosa, que possibilitam verificar o tempo de palavras lidas por minuto isoladamente, em frases e em texto, como também critérios de avaliação para elaboração e construção de texto, comparando o desempenho individual da criança como o seu grupo de classe.
A segunda , as avaliações psicopedagógicas, devem estar voltadas para investigação do desempenho da leitura e escrita da criança em relação à idade cronológica e desempenho escolar, sob uma perspectiva educacional.
A disgrafia evidencia outras questões a serem analisadas pelo educador, como a apresentação desordenada do texto, margens malfeitas ou inexistentes, distorção na forma das letras "o" e "a", movimentos contrários ao da escrita convencional, ligações defeituosas e irregularidade no espaçamento de letras na palavra, direção da escrita oscilando para cima ou para baixo e dificuldades na escrita e no alinhamento dos números na página.
Os sintomas da criança hiperativa incluem problemas de linguagem, memória e habilidade motoras. Além disso, ela apresenta falta de atenção, impulsividade e instabilidade emocional. Esse comportamento pode estar relacionado a déficit de visão ou audição, a um problema de comunicação, como a incapacidade de processar adequadamente os símbolos e ideias que surgem, estresse emocional, convulsões ou distúrbios de sono.
Escrito por Simone Aparecida Capellini

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