INTEGRAÇÃO FAMILIAR! Identificar os limites: o que se pode ou não fazer e quais as sanções no caso da infração dessas regras.
O envolvimento dos pais na formação dos filhos, inclusive no que se refere ao incentivo aos comportamentos desejáveis requer, ainda, momentos de integração familiar. A criança e o adolescente precisam sentir que os pais gostam da sua presença, se interessam por eles e se preocupam com seu bem estar. Sentimentos assim ativam os esquemas funcionais de estima, adequação e competência. A presença dos pais em apresentações de danças, competições esportivas ou eventos promovidos pela escola é fundamental para despertar no filho tais esquemas.
Na atualidade , a falta de tempo constitui um problema para a realização das atividades que integram a família. Cada núcleo familiar deve criar os próprios momentos: um almoço no domingo uma conversa na hora de dormir, um final de semana juntos. A regra não deve ser a quantidade de tempo que se passa junto e sim a qualidade desses momentos.
As atividades da família tampouco têm que estar restritas àquelas com a finalidade de entretenimento. Pais e filhos podem ir juntos ao supermercado, conversarem no carro, enquanto se deslocam de um local para o outro. A intenção é estimular os pais a aproveitarem ao máximo os momentos em familia, mesmo qua não sejam demorados, mas para que sejam frequentes e intensos.
Escrito por Patricia Quaresma Ragone, Psicóloga e Pedagoga
Escrito por Patricia Quaresma Ragone, Psicóloga e Pedagoga
Comentários
Postar um comentário