CONTRIBUIÇÕES DA MEDICINA À EDUCAÇÃO. Quais os medicamentos que modificam a aprendizagem?


A saúde escolar compreende um conjunto de ações desenvolvidas por profissionais que lidam com o desenvolvimento biopsicossocial do ser humano em idade escolar. Tal conjunto visa desenvolver a integração entre ensino/aprendizagem, além de educar, proteger, promover, recuperar e/ou adaptar a pessoa a agir como cidadão, tanto dentro como fora da escola, por meio de ações educativas e utilização de recursos institucionais disponíveis na sociedade.
A equipe multiprofissional necessária a todas estas atribuições inclui os médicos, de preferência com formação especializada em pediatria, otorrinolaringologia, oftalmologia, neuropediatra, psiquiatria, endocrinologia, genética, entre outros. Nem sempre as comunidades brasileiras têm acesso a esta gama de médicos especialistas, mas não por isso devemos deixar de utilizar os recursos possíveis para promover a saúde escolar.
Concordo plenamente com essa afirmação do Médico Neurologista Infantil Vicente Assencio, que devemos aproveitar os recursos possíveis dessa equipe, por muitas vezes recebi em clínica pacientes com problemas de aprendizagem por ter a visão baixa e ninguém da família percebeu a dificuldade que essa criança estava passando, cheguei orientar a professora a fazer um teste colocando a menina na primeiro cadeira, bingo...acertamos, encaminhei para o oftalmologista e foi comprovado que a menina necessitava de óculos, não tendo condições financeiras, a promoção social do município providênciou a compra, sendo assim resolvemos o problema. O que eu quero dizer com tudo isso, as famílias muitas vezes não sabe o que acontece com o seu  filho, não cuidam da pele, não se importam com nada, tenho encaminhado meus pacientes aos pediatras e outros especialistas para ajudá-los da melhor forma possível, tanto porque tudo está relacionado a aprendizagem.MÔNICA DE PAULA SILVA, psicopedagoga.
A medicina não deve ser considerada como a modalidade profissional mais importante na avaliação dos aspectos clínicos e neuropsiquiátricos deve ser SEMPRE solicitada, mesmo que possa ser óbvia a condição psicossocial como causa da dificuldade relacional entre ensino e aprendizagem. Um quadro de dificuldade de adaptação de origem emocional, por exemplo, pode ser aliviado, transitoriamente, com medicamento psicoativo, até a terapia psicólogica promover o municiamento de ferramentas psíquicas de defesa.
A avaliações médica pode permitir a caracterização das diferentes origens orgânicas dos distúrbios de aprendizagem como desnutrição (devido não só a má nutrição, como também provenientes de transtorno genéticos, endocrinológicos, sindrômicos), doenças e/ou disfunções neurológicas (epilepsia, hiperatividade, deficiência mental, paralisia cerebral, neurofibromatose), doenças ou disfunções psiquiatricas (depressão, autismo, Asperger, comportamento bipolar), doenças crônicas(cardíacas, renais, hepáticas), entre outras.
Precisamos entender que não curamos nada somente com a alimentação, temos diversos problemas de saúde citada que deve ser respeitada da mesmo forma como se respeita o nutricional do individuo, a atenção dada a mente humana é tão importante quanto o físico, MÔNICA DE PAULA SILVA, psicopedagoga. Nessa atividade diagnóstico a realização de exames laboratoriais e de neroimagem nem sempre têm utilidade para a elucidação e entendimento das circunstância que estão atrapalhando o adequado desenvolvimento escolar, pois quase sempre eles são normais
Uma vez firmado o diagnóstico, o médico terá melhores condições de realizar um correto encaminhamento seja para outros médicos especialistas, seja para outros profissionais da saúde escolar como fonoaudiólogo, psicopedagogo, psicólogo, pedagogo ou terapeuta ocupacional.
O diagnóstico correto pode, também, propiciar a indicação de medicamentos que potencialmente modificam  aprendizagem, não podemos esquecer que nem sempre a reação da criança é esperada para uma determinada droga, existindo a possibilidade de efeito paradoxal.
FONTE: Revista Aprendizagem . Editora Melo

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