Os adolescentes precisam se distanciar um pouco dos vínculos primários para ver o quão estão prontos para alçar voo próprio.



Atualmente, percebe-se uma tendência muito grande por parte dos pais de preocuparem-se demasiadamente com os filhos. Associam a ideia de amor à preocupação, sem notar que o excesso de zelo anula o prazer de criar os filhos e mesmo de viver. O exagero torna o processo árduo e pesado.
Não se pode negar que os pais exercem grande influência na construção das crenças funcionais ou disfuncionais dos filhos, mas eles não têm o controle de tudo e precisam se conscientizar disso.
Ser pai não é ser 100% responsável pelo sucesso ou fracasso dos filhos. Assim, deve-se definir quais são as preocupações produtivas, eliminando as improdutivas. As preocupações produtivas são aquelas que o pai define como meta para o filho. É tudo aquilo que se consegue transformar em alternativas e em soluções que gerem crescimento.
Já as angústias surgem com as preocupações improdutivas. Preocupar-se, por exemplo, se o filho, ainda pequeno, será uma pessoa feliz, se será aceito pelos futuros colegas ou se será capaz de aprender vários idiomas, é algo desnecessário naquele momento da vida.
Os pais não devem ter medo de serem pais, esses comportamento está trazendo enormes prejuízos para  a família. Criar filhos não deve ser encarado como algo muito complexo, mas sim de forma simples. Deve-se trabalhar com a perspectiva do erro e do acerto, de ter sempre o dia seguinte para recomeçar.
Elas têm de se reconhecer como seres humanos, passíveis de erro. Além de perderem o medo de errar, porque isso faz parte da vida.
Aceitar-se como ser humano implica, ainda, que ser pai não é anula-se. Para serem pais funcionais, manter interesses próprios e, em nenhum caso, se comportar como escravos dos filhos.
Acreditar no seu poder como pai ou mãe não significa, entretanto, ter completa segurança que seu filho seguirá uma ordem totalmente estabelecida. Na verdade, é acreditar que você forneceu a ele a base psicológica para que ele consiga ter discernimento e siga o caminho certo.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CRACK E NEURÔNIOS.

OFICINA PSICOPEDAGÓGICA NO TRATAMENTO DO DEPENDENTE QUÍMICO.

DJ Sidney Brandino considerado uns dos mais criativo e talentoso no mundo da música eletrônica.