FILHOS ADOLESCENTES!
A comunicação entre pais e filhos adolescentes pode se tornar mais problemática. Para comunicar ao mundo suas ideias e valores, os adolescentes mudam seu jeito de se vestir, de se pentear, colocam piercings, brincos, tatuagens.
Cabe aos pais tentar entender o que eles estão querendo dizer sem ficarem presos necessariamente à questão da aparência.
Outro ponto que os pais devem ficar atentos é em relação àquela indisposição típica do adolescente, à necessidade de isolamento da família. Essa indisposição não é de caráter pessoal e permanente. A postura típica do adolescente não necessariamente significa que este queira desacatar os pais, mas que aquilo faz parte do silêncio de que ele necessita, e deve ser tomada em caráter transitório.
Os adolescentes precisam se distanciar temporiamente dos vínculos primários para ver o quão estão prontos para alçar voo próprio. O problema é justamente a interpretação que os pais fazem desse comportamento. Se estes entendessem que essa fase não constitui um ataque pessoal, mas tem, inclusive, causas hormonais e psicológicas, ficariam menos incomodados, e os conflitos nas famílias ocorreriam em menos escala e por menos tempo.
Comentários
Postar um comentário