OPINIÕES DE ESPECIALISTAS SOBRE DISTÚRBIOS DE APRENDIZAGEM.


Os olhares de alguns profissionais especialistas no assunto, pois, dessa forma beneficiado é o aluno. Com esse tipo de abordagem, o estudante é acompanhado por uma equipe composta por profissionais de diferentes áreas, que tratam as dificuldades por todos os ângulos, incluindo o escolar e o pessoal. Sendo assim, o diagnóstico é mais detalhado, o que contribui para a auto estima da criança.
Para a psicóloga Márcia Toledo, trabalhar os distúrbios de aprendizagem com uma equipe multiprofissional é de fundamental importância. "Estamos tratando de um individuo nos seus aspectos globais, ou seja, bio-psico-social. Tanto a escola, quanto a familia, principalmente, a própria criança, devem receber todo o apoio necessário, enfatizando suas possibilidades, áreas fortes e aprendendo a superar suas dificuldades e limites".
Esta visão é compartilhada pela fonoaudióloga Simone Aparecida Capelli. Ela afirma que a avaliação e a intervenção dos problemas de aprendizagem devem ser realizadas em uma abordagem multidisciplinar. "É importante que a criança seja assistida em todas as suas dificuldades e, para isto, apenas o trabalho efetivo e conjunto entre a fonoaudiologia, neuropsicologia e a psicologia farão com que ela apresenta melhorias em sua qualidade de vida social e acadêmica", afirma Capelline.
Para pedagoga e psicopedagoga Mônica de Paula Silva, a criança tem que ser olhada como um ser completo, onde seu físico-biológico tem que ser respeitado, o seu emocional escutado de forma que a criança se sinta segura para aprender com seus erros e acertos e principalmente lidar com suas neuroses e frustações, cabe o respónsavel pela criança, seja pais , professores e especialistas da saúde e educação, buscar caminhos que direcione essa criança a viver mentalmente saudável em seu convívio. Hoje temos grandes dificuldades em lidar com mães neuróticas, professores com baixa estima e estressados, onde é impossível a criança aprender algo bom nesse tipo de relação, sou a favor de orientar pais e professores para que aprendam a lidar com as suas emoções para que ensine suas crianças da melhor forma possível. A pedagogia também tem esse olhar. A pedagoga Gislaine Cimbra Budel expôe que o aluno que possui dificuldades de aprendizagem apresenta questões a serem vistas em diversos contextos." Por exemplo, precisam ser trabalhadas questões pedagógicas, pois algumas funções cognitivas estão deficientes. A atuação do psicólogo é essencial para que a criança recupere sua auto estima, estabeleça vínculos positivos com a aprendizagem e acredite em si mesma.Também é necessária, muitas vezes, a investigação e intervenção das áreas de fonoaudiologia, neurologia, oftalmologia, etc. Ou seja, se o aluno estiver sendo acompanhado por uma equipe composta por diferentes especialistas, que atenda as suas necessidades, terá maior sucesso em menor tempo e com mais eficiência, com melhor rendimento e com o mínimo de erros", conclui Gislaine.
FONTE: Revista Aprendizagem. Editora Melo.

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