TODAS AS PESSOAS TEM SEU LADO INDESEJÁVEL.



"Como posso ser substancial sem dispor de uma sombra? Eu também preciso ter um lado escuro, se quiser ser inteiro; e, tornando-me consciente de minha sombra, lembro-me, novamente, que sou um ser humano como qualquer outro."
(Jung, 1931, p.59)


Ultimamente tenho observado pessoas pelas suas ações e fala, e tenho percebido que os atos falhos são muitos e mesmo assim acreditamos que ela está sendo sincera no que diz, porque será?
Carl Jung diz que nossa persona é a forma pela qual nos apresentamos ao mundo, através dela nós relacionamos com os outros, o termo “persona” é derivado da palavra latina equivalente a máscara, usada pelos atores no drama grego para dar significado aos papeis que estavam representando.
Convivemos com algumas pessoas que representam o dia todo, não é? SÓ QUE NÃO!!!
Ninguém consegue representar por muito tempo, quando menos esperamos nosso lado sombrio aparece, aquele comportamento que você faz de tudo para esconder das pessoas, sim aquele mesmo que você está tentando lembrar.
A sombra é mais perigosa quando não é reconhecida, você sabe que em algum momento você não está sendo sincero, mais persiste em mostrar aquele maldito comportamento falso que você não aceita em você e tende a projetar suas qualidades indesejáveis em outros.
            Volto a dizer ninguém consegue esconder a sombra por muito tempo, alguns casos as pessoas deixar-se dominar pela sombra sem o perceber, por medo de aceitar suas perfeições, suas maldades e seu egoísmo, seja sincero com você.
Quanto mais você reconhece suas sombras, seu lado negativo, seu egoísmo, sua falsidade, sua inveja e torna esse conteúdo consciente você sofre menos do que representar um personagem o tempo todo.
A sombra é uma parte integral da nossa natureza nunca pode ser simplesmente eliminada, Jung diz que uma pessoa sem sombra não é um indivíduo completo, resumindo ninguém é perfeito, mesmo que você queira ser alguém especial, bondoso nesse mundo, você não vai conseguir, SOMOS SERES HUMANOS, mais podemos nos melhorar a cada dia.

Mônica de Paula Silva


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O PODER MUDA AS PESSOAS.

CRACK E NEURÔNIOS.

OFICINA PSICOPEDAGÓGICA NO TRATAMENTO DO DEPENDENTE QUÍMICO.