Espírito de Equipe ou competição hostil ?


Hoje em dia está muito difícil de entender essas duas realidades, até que ponto as pessoas estão unidas em benéfico de algo, ou será que por trás existe aquela competição maligna em atropelar o colega de trabalho.
Tenho observado algumas pessoas se fazendo de amigo, pessoas que destila o veneno com sutileza para matar o outro e até mesmo uma arrogância disfarçada em humildade para colocar o colega no fundo do poço atingindo sua autoestima.
Não tem como não falar dos tipos de chefes, temos os chefes que só lembra de você não pelo que você é profissionalmente é porque outros não estão disponíveis e sobrou você, te usando e sugando a última gota do teu sangue.
O chefe bonzinho esse sabe jogar, ele nunca bate de frente, porém usa aquele puxa saco para fazer o serviço de levar o comentário infeliz que ele não teve coragem de fazer e temos o chefe estupido, que todo momento está na defensiva achando que alguém vai roubar seu lugar.
O chefe crente, prega a palavra e passa o dia todo reprendendo o diabo, mais rouba os centavos dos salários dos funcionários, rouba o governo não pagando os impostos, são capazes de ver o funcionário precisando de dinheiro, mais não tem coragem de emprestar, mais tem a coragem de usar a hipocrisia dizendo que vai orar pelo coitado.
O objetivo desse texto não é falar de chefes, só para terminarmos, temos o cheque que não é chefe, entende isso? São aqueles que não fazem nada, ficam lá em suas salas esperando seus auxiliares resolverem tudo dificultando a vida dos demais.
Voltando a falar do espirito de equipe , o significado mudou, a ideia é que um espirito de equipe cada integrante deve saber qual é sua atuação no grupo, mas considerando o todo e colaborando com ideias e sugestões para  soluções eficazes e criativas e não puxando saco do chefe, atropelando  o colega de trabalho, fazendo fofocas para denegrir a imagem do outro, ou querer ser o melhor da turma, isso chama –se competição maligna e obsessiva e isso faz mal tanto a ela mesma quanto aquele que ele quer derrubar.
O importante é prestar atenção para não sermos como eles, como eu sempre digo, tudo que fazemos nesta vida seja bom ou ruim vamos ter que prestar conta.
Mônica de Paula Silva






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O PODER MUDA AS PESSOAS.

CRACK E NEURÔNIOS.

OFICINA PSICOPEDAGÓGICA NO TRATAMENTO DO DEPENDENTE QUÍMICO.