O PODER MUDA AS PESSOAS.


O psicanalista J. Lacan, observou que a partir do momento em que alguém se vê "rei", ele muda sua personalidade. Um cidadão qualquer quando sobe ao poder, altera seu psiquismo. Seu olhar sobre os outros será diferente; admita ou não ele olhará "de cima" os seus "governados", os "comandados", os "coordenados", enfim, os demais.
Estar no poder, diz Lacan, "dá um sentido interiormente diferente às suas paixões, aos seus desígnios, à sua estupidez mesmo". Pelo simples fato de agora ser "rei", tudo deverá girar em função do que representa a realeza. Também os "comandados" são levados pelas circunstâncias a vê-lo como o "rei do pedaço".
Concordo com Lacan, realmente as pessoas mudam quando estão no poder, lembro me dê um certo homem que quando assumiu o cargo político, não demorou muito tempo para achar que realmente estava acima do bem e do mal.
Interessante foi ter lido em um artigo onde La Boétie parecia indignado em perceber o quanto o lugar simbólico de poder faz o populacho se oferecer a uma certa servidão voluntária, realmente não tem nada pior que presenciar certas pessoas ficarem prostradas em relação ao rei louco, lembrando que  o poder faz fronteira com a loucura, ao ponto de tolerar as humilhações desse tal rei que chegou no poder e se tornou um estupido.
O poder torna as pessoas estúpidas e muito poder, torna-as estupidíssimas. R.KURZ
Conforme o site: http://www.dicio.com.br/estupido/ ESTUPIDO significa desprovido de inteligência; que expressa estupidez, ignorância: tarefa estúpida; sujeito estúpido; opinião estúpida. Aborrecido; que provoca tédio: filme estúpido. Excessivo; em que há excesso: calor estúpido! s.m.Algo ou alguém que expressa estupidez, falta de inteligência: sempre foi um estúpido.Grosseiro; que se comporta de modo rude e indelicado. [Gramática] Forma aumentativa: estupidarrão. (Etm. Do latim: stupidus.a.um),
Eles quando estão no poder são capazes de tudo, se esforçam para manter uma falsa humildade, mais infelizmente os gestos e o tom de voz não permitem enganar por muito tempo, uma vez no poder eles precisam de mascaras para enganar a si e aos outros, com o tempo isso pode tornar uma patologia psíquica, conforme especialistas.
Não é fácil tolerar essas pessoas, o tom de voz dessas pessoas em minha opinião é a pior, pois ali se mostra tudo, até a incompetência de não conseguir fingir por muito tempo, como são desprovidos de inteligência essa mania idiota de querer ser inteligente cansa qualquer filho de DEUS.


Mônica de Paula Silva

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CRACK E NEURÔNIOS.

OFICINA PSICOPEDAGÓGICA NO TRATAMENTO DO DEPENDENTE QUÍMICO.