O QUE SÃO LIMITES?


Limites são regras a serem seguidas conforme a idade, são horários certos para comer, brincar e dormir. Impor limites é ensinar ao seu filho até onde ele pode ir sem prejudicar a vida dele e dos outros; é respeitar o espaço dos outros para que os outros possam respeitar o seu próprio espaço. É ensinar ao seu filho desde cedo algo que vai lhe ser muito útil em sua vida adulta, no convívio familiar, no plano profissional.
Uma criança que cresce sem limites fica emocionalmente abalada porque nunca sabe quando está agindo certo ou não, porque ensinar limites é ensinar o que é certo. Não é porque seu filho é pequeno e bonitinho que ele pode ficar acordado até a hora que ele quiser e exigindo que você brinque com ele; não pode correr e gritar enquanto outros estão querendo conversar, assistir televisão, ou comer o que ele quer e quando ele quer.
Uma criança precisa de alguém que lhe diga o que é certo fazer sem lhes dar alternativas de escolha quando o assunto em pauta não permite opções. Por exemplo: você não pode deixar que seu filho escolha entre “ficar acordado até mais tarde e não estar disposto no dia seguinte pra ir à escola” e “dormir cedo para estar disposto no dia seguinte pra ir à escola”. Você sabe que o certo é dormir cedo se ele tem que acordar cedo.
Seu filho não tem maturidade suficiente para pensar nas conseqüências dos seus atos e ser responsável pelas suas escolhas. Então você determina a regra, e a regra é dormir cedo. À noite após o banho e o jantar, não dê atividades ativas ao seu filho. Dê algo para ele fazer sentado como um livro ou um caderno de pintar, palavras cruzadas, nada que possa excitá-lo e prejudicar o seu sono. Isso vale para os pais que chegam somente à noite e querem descontar em meia hora o dia inteiro que não passaram com seus filhos.
Não se trata de impor regras e usar a autoridade para que sejam cumpridas a ponto de alterar a voz, castigar ou bater no seu filho. Quando existem regras, elas tem que ser ensinadas de forma natural, mostrando que se obedecermos as regras tudo se torna mais fácil e agradável ao nosso redor, é uma questão de disciplina e de ordem e o ambiente se torna próprio para o convívio. Uma casa que não tem regras, onde cada um faz o que bem entende e não conhece limites, torna-se impróprio o convívio.
E as pessoas tem tendência a se afastar de ambiente que lhes fazem mal. Portanto se sua casa não é um lar onde seus filhos sejam respeitados e se sintam seguros e gostem de ficar, eles vão procurar outro lugar para preencher esta lacuna; o ser humano precisa de paz, precisa viver em harmonia. E uma só pessoa, vivendo em CRISTO JESUS pode modificar todo o ambiente e muito mais ao seu redor, pois o amor do Pai está nele.
Mostrar ao seu filho a melhor opção é dar-lhe segurança. Seu filho não sabe o que é melhor pra ele. Você vai ensinar a ele. Vai ensinar limites ao seu filho mostrando que cada um tem seu espaço, mostrando que ele não é o único e que tem os mesmos direitos e deveres que os outros. Cada pessoa numa família tem o seu papel especifico e isto precisa ser respeitado por todos.
Portanto, um bebê quando nasce não tem absolutamente nenhuma noção de nada sobre o que deve ou não fazer. Este é o papel dos pais: ensinar o que pode e o que não pode fazer. Amar seu filho é lhe ensinar seus próprios valores, o que você acredita que seja certo, para que ele possa crescer saudável, sabendo se relacionar desde cedo com a sociedade.
Não existe nada melhor do que você ir a lugares diferentes e receber elogios sobre o comportamento do seu filho. Mas isso depende de você, seu filho vai ser o que você ensinar a ele.
Mães principalmente têm a mania de se privar de muita coisa pelo próprio instinto materno, o de proteger, de não comer para deixar para os filhos, de não poder ir a algum lugar porque tem que estar com os filhos, etc…
São inúmeras situações em que a mãe se priva de algo em benefício dos filhos. É absolutamente normal. Mas até que ponto? A ponto de não ter mais uma vida conjugal dizendo “quando eles crescerem isso vai mudar” “meu marido tem que entender?”.
Mas será que é mesmo o marido que tem que entender ou são os filhos? Dependendo da situação, a criança é que tem que ser ensinada a lidar com certas situações que são bem mais fáceis de se aprender quando se é pequeno.
Precisamos entender que uma criança, mesmo quando não gosta de uma situação que lhe é imposta e chora, demonstrando seu sofrimento, poderá assimilar e esquecer o acontecido muito mais facilmente quando criança. É uma pena que nós quando adultos perdemos este mecanismo de defesa. A criança esquece o que a entristeceu rapidinho e parte pra outra, vai fazer outra coisa que ela gosta.
É melhor aprender quando pequeno do que ser “poupado” e depois ter que aprender quando adulto, que é muito mais difícil. O que não se aprende de pequeno, se sofre muito mais depois para aprender já sendo adulto.
Temos que pensar no futuro de nossos filhos e a melhor maneira de ajudar a formar o interior deles é ensinando desde pequeno a lidar com sentimentos.
O mais importante é que enfrentemos as situações de forma natural. É comum um adulto “antecipar” algum sentimento que ele acha que vai fazer seu filho sofrer e ao invés de ir direto ao assunto, fica rodeando e confundindo a criança; a criança percebe que o adulto está sofrendo e o resultado é que este medo é sentido pela criança que sofre sem nem saber porque está sofrendo.
Então vamos nos empenhar nesta tão importante tarefa que DEUS nos deu e para qual ELE vai nos guiar e mostrar todos os caminhos certos a seguir.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O PODER MUDA AS PESSOAS.

CRACK E NEURÔNIOS.

OFICINA PSICOPEDAGÓGICA NO TRATAMENTO DO DEPENDENTE QUÍMICO.