quarta-feira, 13 de julho de 2011

COMO É DIFÍCIL LIDAR COM PESSOAS MAL RESOLVIDAS!



1 – PRINCÍPIO DO BEM - Ninguém é destrutível porque quer. Todos nós temos momentos de raiva, tristeza ou frustração. Isto é normal, e com o passar dos dias acaba. Mas quando continua, se aprofunda e toma conta do coração. Mas a maldade só toma conta da pessoa quando ela tem alguma carência, ou seja, a falta de alguma coisa em sua vida. Ela fica no lugar do que esta ausente causando a sensação de bem estar e de que não falta nada. A maldade é o tipo doentio de compensação de algo muito importante que a pessoa perdeu ou nunca conheceu. 
2 – PRINCÍPIO DA ALEGRIA - Ninguém e triste porque quer. Ninguém em juízo perfeito deseja ser mal humorado, ranzinza, etc... Nós não somos assim, mas em alguns momentos da vida, nós estamos assim, e como já dito, com o passar do tempo esses sentimentos desaparecem. Porém, as pessoas negativas, não conseguem ser felizes por si mesmas e buscam a felicidade no prazer de humilhar outras pessoas, ficando dependente dessas situações para ter um pouco de bem estar, esquecendo que a felicidade está dentro de cada um e não fora. A felicidade é contagiante, é mais fácil ser feliz perto das pessoas felizes. Quando estiver com alguém que só consegue ser feliz causando desgraça alheia lembre-se: ela não é assim porque quer, mas porque não consegue enxergar a vida como ela é.
 3 – PRINCÍPIO DO AMOR - Ninguém odeia porque quer. O ódio nasce cresce e se instala quando sofremos algum tipo de humilhação. O ódio é como uma planta, que quando se rega cresce. O ódio só fica anormal quando não vai embora. Quando impede que a gente perdoe quem nos humilhou.Então começa uma roda viva em que, cada ato movido pelo ódio gera mais ódio, quando somos incapazes de perdoar significa que: quem nos maltratou é superior a nós, tanto que os seus atos tem o poder de definir nossos sentimentos, na verdade essas pessoas cheias de ódio se sentem inferiores, incapazes de amar, de perdoar. Mas você consegue, toque a sua vida para sua frente, isso faz toda a diferença. 
4 – PRINCÍPIO DA AÇÃO POSITIVA - Ninguém age negativamente por quer. Primeiro, agir de maneira negativa é não agir de acordo com que somos, mas que estamos. Não somos vingativos, em alguns momentos estamos ou ficamos vingativos. Este sentimento de vingança é temporário, é uma reação necessária e involuntária devida à ação de quem nos provocou. 
A reação é uma ação negativa, é como uma resposta a provocação, isto significa que quem está decidindo a nossas ações, não somos nós, mas quem nos provocou. Se você reage, você faz o que a pessoa quer, mas se você agir (com consciência e não com a raiva). Você prova que é dono de si mesmo. Nossas ações devem vir de dentro de nós e não como reação ao que vem de fora de nós. Não reaja, aja. 
Fonte de referência: Como lidar com pessoas difíceis Editora Nova Cultural

5 comentários:

  1. obrigada pela sua boa explicação no assunto
    não devemos reagir às provocações
    infelizmente foi o que eu fiz em 2011
    com o seu texto fiquei com mais sabedoria
    muito obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não precisa agradecer o importante que estamos aqui para aprender...
      Beijos

      Excluir
  2. Olá muito bom o seu texto! Sofro tanto morando do lado da minha sogra que só me humilhar...tento me contralar muito!!Só por Deus!!é o pior sabe quando vc não têm saída?!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim eu tbm sei como é conviver com gente que so quer te destruir e vc é obrigado a conviver, mas nunca pare de lutar!!!

      Excluir
  3. Lutar sempre desistir jamais. Mas respostas inteligentes devem ser usadas para deixar as pessoas sem ação.

    ResponderExcluir