RESPEITE O RITMO DO SEU FILHO, ELE AGRADECE.... Educação que contraria os ritmos.

Que a criança não seja colocada à mesa com os adultos desde muito cedo não tem importância. Educar uma criança, com objetivo de permitir que se sente à mesa comum para ali fazer suas refeições com os pais, consiste justamente em saber aguardar seu desejo e, sobretudo, o momento em que ela se comporte sem fadiga, como um adulto. E isso é um avanço para criança, que assim assinala a aquisição de seu domínio. Ao contrário, quando ela tem de comer corretamente e comporta-se bem, sem que consiga fazê-lo, surgem as repreensões ou a retirada da mesa como punição.Isso não é bom. A falta de destreza infantil, o enfado, o não ter fome, não são bons nem maus. Não suportar uma contenção prolongada, não ser capaz de coordenação motora aplicada por muito tempo, tudo isso faz parte da condição natural da infância.
Repreendida por aquilo que não pode evitar, a criança se deprime e reage mostrando-se instável, o que é um sinal da angústia provocada por essa educação que contraria os ritmos, ou então reage com uma passividade prolongada, deixando que os alimentos seja colocados em sua boca pela mãe e não mais exercendo o desejo de motricidade ou de fala, que provocam brigas com os adultos.( pag.30 Françoise Dolto).

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