FOFOQUEIROS INDIVÍDUO DOENTE E PERIGOSO!


O fofoqueiro é um indivíduo doente e perigoso e se não estivermos atentos e centrados em nossos valores, o fofoqueiro se torna contagioso e crônico, ou seja, vira uma mania, vira um comportamento recorrente e automático.

Já a fofoca maldosa se dá pelo simples desejo de prejudicar os outros ou por um inexplicável prazer, às vezes, por gostar do sentimento de superioridade, presunção, vingança ou de "schadenfreude", palavra de origem alemã que significa "satisfação obtida com a desgraça alheia".
Tem gente que espalha fofocas maldosas para aumentar seu próprio status social à custa dos outros. As pessoas gostam muito de fofocar porque ela é um mecanismo de passar adiante informações pessoais dos outros. Sua intenção é conquistar o ouvinte para despertar admiração. Psicologicamente, acontece quando o indivíduo não olha para si mesmo, quando não compreende que todos estão aprendendo e tentando ser felizes. Quanto mais uma pessoa deprecia a vida da outra, menos ela se sente de bem com suas próprias limitações e por isso precisa reforçar as limitações e os equívocos do outro.
Pessoas também fofocam quando não conseguem lidar com as diferenças. Ao se depararem com alguém diferente delas, imediatamente julgam, comentam, sem se darem a chance de conhecê-la melhor, de aprender a gostar dela e até de crescer com essas diferenças.
Enfim, só atacamos quando nos sentimos ameaçados, embora nem sempre essa ameaça seja real; muitas vezes é a carência de uma personalidade mal conhecida e que pouco ama e se deixa amar.
A fofoca não é um comportamento natural. É tipica de pessoas neuróticas. O neurótico tem problemas com sua auto-estima. É aquele que se sente incapaz de conseguir sucesso e tenta destruir os que chegaram lá. A fofoca, para eles, é um instrumento que demonstra autocensura, autocastração e irrealização pessoal.
Prof. Javert de Menezes
Psicólogo, quirólogo, genealogista, terapeuta holístico.
Informações e atendimentos: (11) 4238-8619

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O PODER MUDA AS PESSOAS.

CRACK E NEURÔNIOS.

OFICINA PSICOPEDAGÓGICA NO TRATAMENTO DO DEPENDENTE QUÍMICO.