QUEM TEM TDAH (TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE) É BURRO OU PREGUIÇOSO?

Certamente , não. A grande maioria das crianças e adolescentes com este problema tem inteligência na faixa normal para sua idade e tentam esforçar-se ao máximo para prestar atenção e parar quietas. Nesse caso, o ditado "querer é poder" não vale! Em certas situações a motivação ajuda a atenção e o controle motor, mas em outras a força do problema é maior.
INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA
Cerca de 25 a 30% das crianças e adolescentes com TDAH apresentam problemas de aprendizagem secundarias ou associados ao transtorno.Nesses casos, a intervenção psicopedagógica é fundamental. ´´e importante ressaltar que a maioria dos adolescentes com o transtorno são diagnosticados tardiamente. Logo, já existem lacunas de aprendizagem que necessitam ser abordadas por meio de um trabalho de reconstrução das habilidades e conteúdos. Tal reconstrução deve ser feita por um profissional especializado (psicopedagogo ou fonoaudiólogo), pois o tratamento sintomatólogico ou reforço de conteúdo não resolve as sequelas de aprendizagem que ficaram para atrás. Em conjunto ou após o atendimento psicopedagógico, as vezes, é necessário um acompanhamento pedagógico, feito pelo professor, que ajude a prevenir novas lacunas na aprendizagem.
Livro: Transtorno de Déficit de Atenção e Hipertividade
Autores: Luis Augusto P. Rohde
Edyleine B. P. Benczik

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