IMAGEM CORPORAL!




"Imagem Corporal é o desenho que formamos na nossa mente  do nosso próprio corpo; ou  a forma como o vemos" (Shilder, 1980)

A imagem corporal é a representação mental do nosso corpo, é a forma como vemos e pensamos o nosso corpo,  também é a forma como acreditamos que os outros nos vêem. 

A distorção da imagem corporal está presente na bulimia e na anorexia  e representa um aspecto de difícil abordagem no tratamento.Além disso é um fator determinante no inicio, na manutenção, e nas possíveis recaídas posteriores.
A obsessão pela magreza e/ou perfeccionismo ligado  auto-imagem, surge da necessidade de estabelecer um controle absoluto sobre si mesma.
A necessidade de emagrecer ou conseguir um “corpo perfeito“, impede que se tenha uma consciência de si mesmo, o que leva a uma batalha interna que causa angústia e sofrimento. Infelizmente a distorção da imagem corporal impede uma percepção real de si mesma. Por outro lado, a pretensão por uma imagem corporal perfeita e inalcançável ( porque é sustentada por idéias irracionais e percepções irreais ), produz graves distorções  perceptivas o que leva a uma permanente insatisfação que vai determinar alguns dos vários comportamentos do seu distúrbio alimentar.
Existe uma percepção incorreta e distorcida de determinadas áreas corporais.
"A imagem corporal é a representação interna da aparência externa"  Thompson 1999

Por que a sua percepção corporal é incorreta e/ou distorcida ?  

"Eu olho. Mas não enxergo"

O nosso cérebro não diferencia o real da ilusão Ex : se você sente medo de cachorro você terá as mesmas sensações físicas e mentais de medo, (sendo ele real ou fantasia). Pacientes que sofreram amputações sentem sensações como dor e coceira no “membro fantasma”. Um fantasma, no sentido usado pelos neurologistas, é a imagem ou memória persistente de parte do corpo, geralmente um membro, durante meses ou anos após a sua perda. Tudo isso é real. A sensação de dor real, mas o membro não é real. Você pode ter a sensação (através de uma percepção distorcida) de que sua barriga é grande demais para o restante do corpo, (ou de que ingerir uma grande refeição  a faz gorda), mas isso não é real.Quando você “acha” que é real, o seu sistema muda e reage  como realidade. Tudo o que vivemos está de acordo com o que vivemos “na cabeça”. TUDO É SENSAÇÃO.
Viver é ter sensações. Se você perde os sentidos, não tem mais o “lá fora”.  Nosso corpo é sentido através dos nossos cinco sentidos e de um outro sentido chamado propriocepção, esse sentido é indispensável ao nosso sentido de “nós mesmos“, afinal, é graças á propriocepção, que sentimos nossos corpos como próprios de nos mesmos, como nossa “propriedade”, como nossos. O nossos sentido do corpo, portanto, é dado por três coisas:  a visão, os órgãos do equilíbrio e a propriocepção.
Tudo o que sentimos (bom ou mau) é provocado por nossas atividades mentais. Você escolhe.
Como mudar ?
Para mudar a sensação você tem que mudar  a idéia. Toda as suas sensações são produto do seu pensamento. Em primeiro lugar você tem que entender este conceito. Acreditar que o que parece e, é sentido como real com relação ao tamanho e aparência do seu corpo  não é REAL. Se existe uma sensação corporal “deficiente” ou distorcida (caso da bulimia e anorexia), o que experimentamos em relação aos nossos corpos, ou parte deles, é algo estranho, como  estivéssemos, “cegos e surdos” em relação a nós mesmos. Não enxergamos e nem ouvimos os nossos corpos, ficamos alheios a eles; ele passa  a ser um desconhecido.
Vamos começar a ampliar a percepção geral do corpo em sua totalidade, uma primeira aproximação em relação à conscientização corporal pode ser realizada através de exercícios que permitam uma “maior aproximação” do corpo.
Exercício: Em uma folha de papel escreva como você vê e sente cada parte do seu corpo (barriga, braços, pernas, coxas, nádegas,etc...) procure realizar uma descrição detalhada sobre o que você vê , sem esquecer de identificar quais sentimentos e sensações estão associadas àquela parte. Procure também, fazer associações com  os sentidos como (quente, frio, morno, gelado, claro, escuro (use as  cores) e ate sons ou musicas). Tudo isso vai fazer com que você comece a desenvolver uma maior percepção corporal, vai  aproxima-la do seu corpo.
Texto: Valéria Lemos Palazzo  Psicóloga  CRP 06/35173

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OFICINA PSICOPEDAGÓGICA NO TRATAMENTO DO DEPENDENTE QUÍMICO.

CRACK E NEURÔNIOS.

DJ Sidney Brandino considerado uns dos mais criativo e talentoso no mundo da música eletrônica.