Epilepsia e aprendizagem
É comum pensar que alguém que sofre de epilepsia tenha dificuldades de aprendizagem ou mesmo deficiência intelectual (DI). A DI pode ser acompanhada de epilepsia em virtude de complicações neurológicas. A epilepsia não é a causa primária da DI, como afirmam os pesquisadores da área. No artigo "O estigma começa na infância", indicado a seguir, você pode encontrar mais informações sobre este assunto.
Existem medicamentos que trazem efeitos colaterais que podem afetar a atenção, o comportamento e a memória. Os pais devem buscar medicações com o mínimo possível de efeitos colaterais, conforme mencionado anteriormente.
Outro problema que a epilepsia pode causar na criança é a insegurança por medo de ser ridicularizada perante os amiguinhos. A vergonha é um fator que pode contribuir para que ela apresente dificuldades de aprendizagem. São, portanto, sintomas de ordem emocional, não fisiológica. O professor, a família e os amigos podem ajudar nesse caso. Um profissional habilitado também pode ajudar, e muito, a criança em questão a se aceitar como é e aprender a conviver com o problema.
Endereços que valem a pena ser visitados
Epilepsia – Blog Científico
epilepsia.pt
Harvard Medical School – Portugal Program
"O estigma começa na infância" – CInAPCe
"Qualidade de vida na epilepsia infantil" – Scielo Brazil
Referências bibliográficas
O QUE fazer na crise de epilepsia. In: TUA saúde. abr. 2011. Disponível em:
TOPCZEWSKI, Abram. Convulsões na infância e adolescência: como lidar? São Paulo: Casa do Psicólogo, 2003.
FONTE DE PESQUISA: http://www.educacaoadventista.org.br/educadores/educacao-especial/783/convulsao-e-epilepsia-em-sala-de-aula.html
Comentários
Postar um comentário