HENRI WALLON.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
Henri Paul Hyacinthe Wallon, médico e psicólogo francês, ajudou a cuidar de pessoas com distúrbios psiquiátricos durante a Primeira Guerra Mundial. Em 1925, criou um laboratório de psicologia biológica da criança. Quatro anos mais tarde, formou-se professor da Universidade Sorbonne e vice-presidente do Grupo Frances de Educação Nova, instituição que ajudou a evolucionar o sistema de ensino daquele pais e da qual foi presidente de 1946 até morrer, também em Paris, em 1962. Ao longo de toda vida, dedicou-se a conhecer a infância e os caminhos da inteligência nas crianças.
Em 1947, propôs mudanças estruturais no sistema educacional francês, coordenou o projeto Reformado Ensino, conhecido como Langevin-Wallon, conjunto de proposta equivalente a nossa Lei de Diretrizes e Bases. Wallon foi o primeiro a levar não só o corpo da criança mas também suas emoções para dentro da sala de aula. Fundamentou suas ideias em quatro elementos básicos que se comunicam o tempo todo: a afetividade, o movimento, a inteligência e a formação do eu como pessoa. Militante apaixonado (tanto na politica como na educação), dizia que reprovar é sinônimo de expulsar, negar, excluir.
 

Comentários

  1. Interessante publicação!! A afetividade, segundo Wallon a explica, mostra sua relevância em diversos aspectos da vida do ser humano. Uma das importantes discussões é a relação entre afetividade e aprendizagem. Este foi o tema de uma pesquisa por mim desenvolvida, junto ao Prof. Dr. Sérgio Leite, da Faculdade de Educação da UNICAMP. Deixo aqui o link para o artigo publicado: http://periodicos.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/reveducacao/article/view/2852/1954

    Caso interesse, mantenho também um blog sobre educação e tecnologias digitais: http://tecsedu.blogspot.com.br/

    Abraços!! :)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O PODER MUDA AS PESSOAS.

CRACK E NEURÔNIOS.

OFICINA PSICOPEDAGÓGICA NO TRATAMENTO DO DEPENDENTE QUÍMICO.