SUICÍDIO NA ADOLESCÊNCIA.

Os fatores de riscos que levam crianças e adolescentes a cometerem suicídio têm características individuais importantes de serem abordadas. Além de individuais elas também variam de acordo com as fases da vida (idade), com gênero (sexo), fatores culturais e doenças psiquiátricas.
No caso das crianças, e de suma importância identificar possíveis fatores de risco de suicídio através da dinâmica familiar. Isso também inclui a fase gestacional, se a gravidez foi desejada ou não. Existem estudos que relacionam a rejeição da mãe, a dinâmica familiar complicada e a percepção dos bebês a tudo isso e alterações comportamentais que sinalizam o suicídio indireto, como recusar a alimentação.
Além disso, as crianças que tentaram se matar, geralmente tem pais que sofrem de alguma doença mental(ex-alcoolismo, depressão, uso de outros tipos de drogas, etc.)
A criança que cresce num ambiente familiar de discussões, pobre em afeto e respeito, maus tratos (físicos e psicológicos), abuso sexual ou qualquer outro tipo de violência, podem ter dificuldade no desenvolvimento de sua personalidade, o que contribui para o aparecimento de comportamento que facilitam o suicídio (violência, impulsividade, baixa autoestima e dificuldades de relacionamento interpessoal).
As doenças psíquicas, como nos adultos, também são fatores de risco no suicídio infantil.
já a morte por suicídio entre os adolescentes tem aumentado significativamente na ultima década. Os fatores desencadeantes começam na infância, onde se formam as bases estruturais da personalidade, como já citado anteriormente. Na verdade podemos dividir em 3 fatores:
  • Que predispõem (ex. infância problemática, contexto familiar desestruturado);
  • questões que reforçam (ex. dificuldade para lidar com mudanças físicas inerentes à idade, sexualidade);
  • aqueles que precipitam o ato (ex: ruptura de uma relação importante, morte de familiares, término de namoro, briga com amigo, etc.
As noticias sensacionalistas, tão comuns nos veículos de comunicação, podem ser um fator desencadeador do suicídio. O jovem passa a considerar o ato como algo heroico. O uso de drogas, como u meio de lidar com conflitos, o acesso a armas o surgimento de transtornos mentais na adolescência, principalmente os de humor e a esquizofrenia, podem ser um fator de risco para o suicídio.
Escrito por Renata Cassis - Revista Psique nº92

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O PODER MUDA AS PESSOAS.

CRACK E NEURÔNIOS.

OFICINA PSICOPEDAGÓGICA NO TRATAMENTO DO DEPENDENTE QUÍMICO.