SEU FILHO É AGRESSIVO? GRAÇAS A VOCÊS PAIS!!!
Pessoas que sofrem agressão física abusiva na infância tem grande probabilidade de usar a violência, tanto verbal quanto física, na maioria das situações cotidianas. É o que revela pesquisas feita em 11 capitais brasileiras. 4.025 pessoas foram entrevistadas e mais de 70% delas afirmaram sofrer punição corporal quando crianças.
Desse número, 20% apanhavam uma vez por semana ou mais.
Para aqueles que apanhavam quase todos os dias, a palmada é a mais incomum. Os métodos mais usados no relato dos entrevistados eram castigos com cintos e pedaços de madeiras.
A pesquisa foi feita em 2010 e divulgada em junho de 2012 pelo Núcleo de Estudos da Violência (NEV), da Universidade de São Paulo (USP), por um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) apoiado pela FAPESP.
Nancy Cardia, vice-coordenadora do NEV disse "a criança entende que a violência é uma opção legítima com colegas da escola, por exemplo. Mas, ao agredir, ela também pode sofrer agressão e se tornar vítima. E isso cresce de forma exponencial ao longo da vida.
Os entrevistados que afirmam ter apanhado quando crianças esperam que os filhos respondam com violência caso sejam vítimas de agressão na escola, por exemplo. É o reflexo da punição na infância. Essas pessoas em geral se tornam também pais agressivos, criando um grande circulo vicioso de uso de força física que deve ser combatido, e o que dizem os pesquisadores.
O percentual de agressão física regular diminuiu na última década. Um levantamento semelhantes feito em 1999 mostrou que uma em cada quadro pessoas entrevistadas sofriam agressão física. Na pesquisa de 2010, o número caiu para um em cada cinco, mas esse número ainda é considerado alto.
Fonte: Agencia Fapes.
Revista Psique n° 80.
E quando mesmo sem violencia, os filhos sao bastante agressivos tanto com os pais ou com os irmaos?
ResponderExcluirMinha enteada anda mto agressiva com as irmas.
Eu acredito que seja porque o pai tirou-lhe o celular, mas nao justifica o tapa na cara da irma logo abaixo dela, por causa de nada!
Me de uma luz por favor!
Obrigado!
bjos