A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA VIDA DA CRIANÇA.
Enquanto brinca e joga, a criança age, sente, pensa, aprende, desenvolve-se, aplica esquema mentais à realidade circundante, apreende, assimila e constrói a sua realidade, reproduz vivencias, transforma o real segundo necessidades e desejos, expressa sentimentos e pensamentos, comunica-se, relaciona-se e vive.
A atividade lúdica, seja ela uma brincadeira ou um jogo, pressupõe o estabelecimento de relações e interações sociais. Jogar possibilita a formação de atitudes essenciais ao convívio social, como , por exemplo, respeitar o outro, ser solidário, cooperar, cumprir regras, responsabilizar-se por seus atos, tomar iniciativas, aguardar a vez, conversar, discutir, refletir, dentre outros.
Piaget classifica o comportamento das crianças com relação às regras em quatro estágios. Diz ele que, no primeiro estágio, a criança não conhece regras. No segundo estágio, ela começa a perceber regras externas e vai imitá-la; vive momentos marcados pela imposição do adulto que leva ao respeito como obrigação moral e dever. No terceiro estágio, a regra assume para ela um caráter de decisão grupal, que deve ser respeitado por ser livremente estipulado como consenso grupal. No quarto estágio, as regras são decodificada como pertencentes ao grupo e respeitadas por todos os componentes desse grupo, constituindo numa relação de cooperação que faz com que aceitem as regras com autonomia uma vez que as compreendem e concordam com elas.
Segundo Dohme, no momento em que a criança passa a aceitar estas regras porque as compreende, está estabelecido um código de ética verdadeiro.
Texto do livro Oficina Psicopedagógicas.
Autora Tania Mara Grassi.
Oi Mônica!
ResponderExcluirEsse texto é excelente! A importância do brincar não influencia apenas o desenvolvimento de uma criança, e sim da família inteira, a casa tem vida e alegria.
Parabéns pelo blog e pela postagem! Prazer estar aqui! Com tempo, venha ler e comentar INFAUSTA CORRIDA, O CHOQUE no http://jefhcardoso.blogspot.com
Abraço!
Oi Jeferson, obrigada pelo elogio...
ResponderExcluirCom certeza irei ler os seus textos.
Beijos.