O QUE É SER HISTÉRICO?

Abria-se o cadáver de cada histérico que falecia em seu serviço, em busca de uma causa. Foi preciso Freud apontasse que o lugar da causa da histeria não era no corpo e, sim, na Outra Cena, primeiro nome que deu ao Inconsciente.
O inconsciente é, de fato, estruturado como um teatro. As lembranças recalcadas, as brincadeiras da infância, os xingamentos, elogios, castigos e as recompensas dos pais, as primeiras trocas de carícias até os jogos sexuais infantis, as fantasias eróticas, tudo isso são cenas guardadas no inconscientes prontas a serem representadas pelo sujeito em seus sonhos, sintomas e toda sorte de ato.
O ataque histérico é uma respresentação teatral da cena recalcada. O sujeito atua sem pensar, ou melhor, ele é atuado pelo inconsciente, que é o autor de seu texto e o diretor de sua representação. Assim, é a Outra Cena que produz a fala, as ações, os gestos e a maneira como são feitos na cena que estamos vendo.

PITI OU ESTERIA.

O PITI deve ser levado a sério como um ataque histérico que é um sintoma agudo. Ao chamar um ataque histérico de piti, reproduzimos o gesto de Babinski, considerando aquela manifestação sintomática como frescura e fingimento e desconsiderando a importante mensagem cifrada que o sujeito que apresenta a doença envia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OFICINA PSICOPEDAGÓGICA NO TRATAMENTO DO DEPENDENTE QUÍMICO.

Como descobrir se uma pessoa possui dupla personalidade!

DJ Sidney Brandino considerado uns dos mais criativo e talentoso no mundo da música eletrônica.