PRÉ ESCOLA É UM ESPAÇO DE DESENVOLVIMENTO PARA CRIANÇA !

O ingresso precoce das crianças na escola propicia algumas vantagens. A pré escola facilita o processo de alfabetização e o melhor aproveitamento no ensino fundamental. Entretanto, a expansão da Educação Infantil no Brasil, observada nos últimos anos, impõe uma reestruturação nos conceitos fundamentais de Psicologia da Educação, para que esta exerça sua função transformadora e preventiva.
Segundo dados do Censo Escolar 2010, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), 6.756.698 crianças estão matriculadas na educação infantil, sendo 71,8% em creches e pré escolas municipais (4.853.761), 1,06% em estaduais, 0,04% em federais e 27,1% em instituições privadas. O maios crescimento ocorreu nas creches, com um aumento de mais de 168mil crianças matriculadas em comparações com 2009. Houve , ainda , a implantação do ensino fundamental de nove anos, que passa a receber alunos de seis anos de idade; portanto, aumentando o atendimento a esse grupo.
Com o objetivo de construir conhecimento empíricos sobre essa fase da vida, período de desenvolvimento em plena expansão cognitiva, foi realizada uma pesquisa do tipo exploratório, participativo, que estudou um popolução de 165 crianças por meio da Escala do Desenvolvimento Socioemocional da Criança , para avaliar as relações delas com os companheiros, com os adultos e os aspectos emocionais que integram esse processo.
O estudo discute a necessidade desse tema, numa abordagem positiva, como estratégia preventiva de intervenção na área educacional. Há referência a respeito do desenvolvimento socioemocional da criança, numa abordagem ecológica, na construção de educação com qualidade, no inicio de vida escolar.
A pré escola se dirige a crianças em fase de formação biopsicossocial. A deficiência de indicadores de desenvolvimento social e emocional pode responder à necessidade de prevenir distúrbios e organizar estratégias que promovam a saúde mental e atendam às prioridades determinadas como direitos das crianças, que destacam a creche e pré escola nesse papel, conforme prevê Lei Brasileira , CRIAD 11 art. 28-CF .
A pré escola é um espaço de desenvolvimento planejado para permitir o aproveitamento do potencial das crianças e suprir possiveis falhas da educação recebidas em casa, colaborando com a família e com a sociedade. Vereficam-se nessa etapa, crianças (entre três e seis anos) já apontadas como problemas, o que denota a necesssidade de estudos que possam ser aplicados por professores e pais, redesenhando as questões do desenvolvimento infantil.
A inclusão de creche no sistema educaivo abre importante perpectivas ao avanço de propostas que reconheçam as necessidades especificas das crianças nos programas da fase pré escola.
Escrito por Luiza Elena Ribeiro do Valle - Psicóloga e Psicopedagoga - Doutora em Psicologia Social.

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