PSICOPEDAGOGIA E ARTETERAPIA.

Psicopedagogia e Arteterapia, levando em consideração crianças, especialmente as mais novas (entre três a seis anos), que não conseguem falar sobre seus problema, dificuldades e, geralmente, não sabem descrever sintomas; e crianças maiores de seis anos (e até alguns adolescentes e adultos) que apresentam dificuldades de expressar suas limitações e traumas, foram introduzidos tanto no diagnósticos quanto nos tratamentos métodos de Arteterapia, tais como, análise de pintura, brinquedos e brincadeiras aliados a jogos. E, no caso de adolescentes e adultos, técnicas de psicodrama e teatro terapeútico. Observou-se que as crianças conseguem revelar a causa de sua dificuldade ou medo muito mais pelos gestos e pelas criações (como pintura, desenho, improvisos cênicos) do que por palavras. E, no caso do tratamento Psicopedagogico em conjunto com a Arteterapia, notou-se que, por intermédio da técnica, as crianças respondem mais facilmente, desenvolvendo o raciocínio, a concentração e mostrando resultados melhores e mais rápidos. O método também tem sido bastante eficientes em pacientes adultos, especialmente os que apresentam insônia, dificuldades de memoria e ansiedade (hiperatividade), aliados aos distúrbios de apredizagem.
Escrito por Lou de Oliver é psicopedagoga e psicoterapeuta.
Revista Psique n° 77

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