ARISTÓTELES INCENTIVADOR DA PSICOPEDAGOGIA.

Aristóteles pode ser considerado o verdadeiro pai da psicologia e até incentivador da Psicopedagogia, pois ele estudou as sensações e a inteligencia, considerando raciocinio, memoria, juizos e imaginação, além de opinar que as operações psiquicas constituíam funções dos orgãos materiais.
Dois nomes são importantes para a Psicopedagogia: Alfred Adler que, em 1924, foi admitido efetivamente no Instituto de Pedagogia de Viena como encarregado dos cursos de Psicologia Médica. Este médico, apesar de ser especializado em Oftalmologia, enveredou pela Pedagogia, seguindo depois para a Psicopedagogia. Muitos artigos o citam como Psicologo e/ ou Psiquiatra, mas sua biografia oficial relata que, em 1895, foi diplomado médico pela Universidade de Viena, atuando como oftalmologista e depois como clinico geral.
Provalmente isso se deve ao fato de que, naquela época, a especialização em Psicologia não tinha reconhecimento, portanto, médicos de diversas áreas exerciam a Psicologia e até Psicopedagogia sem, no entanto, terem cursado estas areas.
Outro importante nome, geralmente pouco citado, mas com grande influencia na Psicopedagogiam é Carl Rogers.
Formado em História e Psicologia, envolveu-se tanto com a Pedagogia que algumas biografias o citam como pedagogo.
Escrito por Lou de Olivier.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CRACK E NEURÔNIOS.

OFICINA PSICOPEDAGÓGICA NO TRATAMENTO DO DEPENDENTE QUÍMICO.

DJ Sidney Brandino considerado uns dos mais criativo e talentoso no mundo da música eletrônica.