JEAN PIAGET E O DESENVOLVIMENTO MORAL.

Resultado de imagem para piaget
Piaget elaborou uma teoria do desenvolvimento moral que se revelou no contexto cognitivo, Segundo ele, a capacidade para agir adaptativamente esta ligada à aquisição de um conhecimento do mundo circundante. No primeiro estágio do desenvolvimento pré-operatório (2 a 7 anos de idade), as ações são internalizadas como pensamentos, os conhecimentos são percebidos em termos absolutos e não relativos. Esse é o estado do egocentrismo, no qual tudo gira em torno do “eu”.

No segundo estágio, denominado operações concretas (7 anos à adolescência ), a criança faz comparações entre acontecimentos e relacionados entre si.

No terceiro estagio, denominado operação cognitivas (adolescência à fase adulta), a criança é capaz de executar a cognição,comparando possíveis futuros relacionamentos e eventos.

Para Piaget, o primeiro estágio se apresenta num lócus em que as regras são impostas por outras pessoas, que têm o poder; no segundo, as crianças percebem que são capazes de inventar, criar e modificar as regras impostas; e, no terceiro estagio, elas percebem o primado das regras abstratas sobre a situação em particular. É nesse ponto que ocorre a defasagem da moralidade prática (comportamento), a qual precede a moralidade teórica (atitude).

Fonte: Revista Psique. Edição 143 – pag. 28.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O PODER MUDA AS PESSOAS.

CRACK E NEURÔNIOS.

OFICINA PSICOPEDAGÓGICA NO TRATAMENTO DO DEPENDENTE QUÍMICO.