JEAN PIAGET E O DESENVOLVIMENTO MORAL.
Piaget elaborou uma teoria do
desenvolvimento moral que se revelou no contexto cognitivo, Segundo ele, a
capacidade para agir adaptativamente esta ligada à aquisição de um conhecimento
do mundo circundante. No primeiro estágio do desenvolvimento pré-operatório (2
a 7 anos de idade), as ações são internalizadas como pensamentos, os
conhecimentos são percebidos em termos absolutos e não relativos. Esse é o
estado do egocentrismo, no qual tudo gira em torno do “eu”.
No segundo estágio, denominado
operações concretas (7 anos à adolescência ), a criança faz comparações entre
acontecimentos e relacionados entre si.
No terceiro estagio, denominado
operação cognitivas (adolescência à fase adulta), a criança é capaz de executar
a cognição,comparando possíveis futuros relacionamentos e eventos.
Para Piaget, o primeiro estágio
se apresenta num lócus em que as regras são impostas por outras pessoas, que
têm o poder; no segundo, as crianças percebem que são capazes de inventar,
criar e modificar as regras impostas; e, no terceiro estagio, elas percebem o
primado das regras abstratas sobre a situação em particular. É nesse ponto que
ocorre a defasagem da moralidade prática (comportamento), a qual precede a
moralidade teórica (atitude).
Fonte: Revista Psique. Edição 143
– pag. 28.
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