ARTE PARA LIDAR COM O CAOS DAS PSICOSES. DR. NISE DA SILVEIRA



A situação modifica bastante quando se trabalha com os psicóticos . Ainda que estejamos lidando com os esquizofrênicos  Jung atribui  pintura função terapêutica . Por intermédio da pintura , o caos aparente incompreensível e incontrolável da situação total é visualizado e objetivado (...) O efeito deste método decorre do fato de que a impressão primeira , caótica ou aterrorizante é substituída pela pintura que , por assim dizer , a recobre. O tremendum e exorcizado pelas imagens pintadas  torna-se inofensivo e familiar e , em qualquer oportunidade que o doente recorde a vivencia original e seus efeitos emocionais , a pintura interpõe-se entre ele e a experiência , e assim mantém o terror a distancia.
As imagens do inconsciente objetivadas na pintura tornam-se passiveis de uma certa forma de trato , mesmo sem que haja nítida tomada de consciência de suas significações profundas.
Retendo sobre as cartolinas fragmentos do drama que esta vivenciando desordenadamente , o indivíduo despotencializara figuras ameaçadora , conseguira desidentificar-se de imagens que o aprisionavam. Tudo isso poderá acontecer em um processo de auto cura.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O PODER MUDA AS PESSOAS.

CRACK E NEURÔNIOS.

OFICINA PSICOPEDAGÓGICA NO TRATAMENTO DO DEPENDENTE QUÍMICO.