OS TIPOS DE CO-DEPENDENTES DE PESSOAS.


SALVADOR OU CONSERTADOR: A auto estima destas pessoas passa a depender da capacidade de ajudar ou salvar outras pessoas, especialmente as vítimas, aquelas que não querem se responsabilizar pelos próprios problemas.

AGRADADORES: Estão sempre preocupados em agradar; pois não acreditam que as pessoas com as quais convivem possam achá-los interessantes, com base numa auto estima negativa os agradadores estão sempre se achando inoportunos ou impróprios.

INADEQUADOS OU PERDEDORES: Sentem-se como os agradadores imperfeitos, defeituosos, errados, mas desistiram de fazer qualquer esforço para agradar. Ao contrário, envolvem-se em situações difíceis ou desastrosas apenas para confirmar o papel de perdedores.

PERFECCIONISTAS: Acreditam que serão amados ou reconhecidos apenas se forem perfeitos. Perfeccionistas são extremamente críticos e severos consigo mesmos e com os outros, o que gera relacionamentos conflituosos e estressantes.

SUPEREMPREENDEDORES: São escolhidos como heróis da família, aqueles que irão encobrir as dificuldades, humilhações e derrotas do passado através de grandes feitos, tornarem-se cientistas renomados, empresários de sucesso, artistas conhecidos. Tem compulsão pelo trabalho, e pouco tempo para si e para os outros.

NARCISISTAS: São extremamente inseguro e apresentam baixa auto estima, que encobrem com uma fachada de autoconfiança elevada e com grande capacidade que têm de manipular e iludir os agradadores, inadequados e superempreendedores. Não aceitam críticas, e precisam ser sempre o centro das atenções.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O PODER MUDA AS PESSOAS.

CRACK E NEURÔNIOS.

OFICINA PSICOPEDAGÓGICA NO TRATAMENTO DO DEPENDENTE QUÍMICO.