DEFINIÇÕES DO CO-DEPENDENTE.


Para Roberto Ziemer, mestre em Psicologia Social (PUCSP), é uma pessoa que perdeu sua alma ou sua verdadeira identidade. É uma maneira de sobreviver a situações dramática e crescer em ambientes inseguros e dolorosos. Já Geraldo José Ballone, psiquiatra (PUCCAM) Co-dependência é um transtorno emocional, definido e conceituado por volta das décadas de 1970 e 1980, relacionado aos familiares dos dependentes químicos, de cocaína, maconha, ecstasy, marcado por um jogo patológico e por outro problemas de compulsão.
"São pessoas que têm baixa auto estima, intenso sentimento de culpa e não conseguem se desvincilhar da pessoa dependente".
Outras definições de Co-dependência incluem a necessidade imperiosa de controlar coisas, pessoas, circunstâncias, comportamentos e situações na expectativas de dominar suas próprias emoções; uma condição, psicológicas e comportamental que se desenvolve como resultado da prática e da exposição prolongada do indivíduo a regras opressivas, que impedem a expressão aberta de sentimentos e a discussão direta de problemas pessoais e interpessoais, comportamentos prendidos de derrotas ou defeitos de caráter que resultam em diminuição da capacidade de iniciar relações afetivas ou mantê-las; doenças psicológicas e comportamental cuja características principal é a falta absoluta de identidade própria e de auto estima. Percebe-se, portanto, uma característica presente em todas as definições: a auto estima rebaixada do pretenso "cuidado". Ele está na verdade, tentando se salvar, não tanto salvar o dependente.
Escrito por José Antonio Mariano

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O PODER MUDA AS PESSOAS.

CRACK E NEURÔNIOS.

OFICINA PSICOPEDAGÓGICA NO TRATAMENTO DO DEPENDENTE QUÍMICO.