DEFINIÇÕES DO CO-DEPENDENTE.


Para Roberto Ziemer, mestre em Psicologia Social (PUCSP), é uma pessoa que perdeu sua alma ou sua verdadeira identidade. É uma maneira de sobreviver a situações dramática e crescer em ambientes inseguros e dolorosos. Já Geraldo José Ballone, psiquiatra (PUCCAM) Co-dependência é um transtorno emocional, definido e conceituado por volta das décadas de 1970 e 1980, relacionado aos familiares dos dependentes químicos, de cocaína, maconha, ecstasy, marcado por um jogo patológico e por outro problemas de compulsão.
"São pessoas que têm baixa auto estima, intenso sentimento de culpa e não conseguem se desvincilhar da pessoa dependente".
Outras definições de Co-dependência incluem a necessidade imperiosa de controlar coisas, pessoas, circunstâncias, comportamentos e situações na expectativas de dominar suas próprias emoções; uma condição, psicológicas e comportamental que se desenvolve como resultado da prática e da exposição prolongada do indivíduo a regras opressivas, que impedem a expressão aberta de sentimentos e a discussão direta de problemas pessoais e interpessoais, comportamentos prendidos de derrotas ou defeitos de caráter que resultam em diminuição da capacidade de iniciar relações afetivas ou mantê-las; doenças psicológicas e comportamental cuja características principal é a falta absoluta de identidade própria e de auto estima. Percebe-se, portanto, uma característica presente em todas as definições: a auto estima rebaixada do pretenso "cuidado". Ele está na verdade, tentando se salvar, não tanto salvar o dependente.
Escrito por José Antonio Mariano

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OFICINA PSICOPEDAGÓGICA NO TRATAMENTO DO DEPENDENTE QUÍMICO.

Como descobrir se uma pessoa possui dupla personalidade!

DJ Sidney Brandino considerado uns dos mais criativo e talentoso no mundo da música eletrônica.