QUEM VOCÊ ENGANA?

ENGANA-SE QUEM PENSA QUE A MULHER SE APAIXONA Somos um bando de apaixonados, a julgar pelo resultado da pesquisa on-line que o site Diga-me.com fez para Marie Claire. O que surpreende é que os homens admitem ser tão afetados pela paixão quanto às mulheres. São eles que associam essa experiência ao amor, enquanto elas a relacionam mais ao desejo. Ambos acreditam que a paixão vale a pena, mesmo quando acaba. A "Pesquisa Paixão" foi respondida por 1.682 pessoas e derrubou velhos clichês sobre as relações, indicando que não são só as mulheres que se envolvem e se fragilizam diante da experiência amorosa. O estudo revela ainda que a infidelidade e a rotina são as grandes destruidoras da paixão, enquanto o romance, mais do que o sexo, é seu principal alimento. Engana-se quem ainda acredita que as mulheres se apaixonam mais e sofrem mais por questões afetivas do que os homens. O estudo revela que os homens se apaixonam tanto quanto as mulheres. Das 1.043 mulheres que responderam ao questionário, 91% já viveram uma grande paixão. É um percentual idêntico ao dos homens: entre os 611 que responderam, o índice é de 90%.

Para a psicóloga junguiana Rosely Teixeira Gomes**, autora de uma tese sobre as mudanças dos papéis masculinos contemporâneos, a vivência da paixão é semelhante para ambos os sexos, a forma de expressá-la é que muda. Os homens representam 50% da clientela de sua clínica em São Paulo. "Não só o número de homens cresceu nos consultórios, como hoje eles declaram que a busca da terapia é motivada por razões afetivas."
"Historicamente, as mulheres sofreram uma repressão sexual e os homens sofreram uma repressão afetiva", lembra a especialista. Se para as mulheres a paixão é socialmente bem-vista e até estimulada, para eles admitir que está apaixonado é motivo de gozação entre amigos. No mundo masculino, a paixão é vista como uma fase de submissão à mulher.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O PODER MUDA AS PESSOAS.

CRACK E NEURÔNIOS.

OFICINA PSICOPEDAGÓGICA NO TRATAMENTO DO DEPENDENTE QUÍMICO.