SUICÍDIOS EM ADOLESCENTES.
Segundo matéria publicada no jornal Folha de S.Paulo em abril deste ano, sabemos que nos últimos cinco anos a incidência entre jovens de 12 a 25 anos teve um salto de quase 40%. Nas outras faixas etárias, o índice caiu. No Brasil, o suicídio é a quarta maior causa de morte entre homens e mulheres de 15 a 29 anos. Tristezas, isolamento e irritabilidade podem ser sinais para que os pais percebam se há algo errado. Os jovens são mais suscetíveis tanto por aspectos biológicos quanto pelos novos desafios impostos nessa fase.
Dentre os inúmeros fatores motivadores do suicídio de jovens de que temos conhecimento hoje, convém apontar alguns:
- Dificuldade de lidar com as mudanças ( corporais, emocionais, de seu papel social, demanda do mundo, etc.;
- Isolamento e solidão: Falta de contenção, suporte e acolhimento familiar e por vezes social. Isso tudo reforçado por uma postura crítica e evitativa da família, que deveria ser nessa fase esteio, dando suporte.
- Problemas Familiares e ou/ Interpessoais : Baixa estima, Bullying) : Com esse afastamento do seu núcleo familiar, percebemos o jovem enfrentando com bastante frequência problemas com relação a sua autoimagem.
- Dificuldade de lidar com frustrações e sentimentos de raiva e insatisfação ( término de relacionamento, perda de pessoas queridas , luto, perdas de emprego ou algo que julguem importante).
- Presença de Psicopatologia: ( depressão e demais transtornos da personalidade, dependência de álcool? drogas, etc.) doença física ( como perturbações neurológicas, cancro e infecções pelo HIV, por exemplo) ou dor crônica.
Fonte : Revista Psique N° 151 , pag. 27
Por : Daniele Vanzan.
Comentários
Postar um comentário