CRIANÇAS COM AUTOESTIMA É CAPAZ DE LIDAR COM SUAS FRUSTRAÇÕES.
A criança com boa autoestima sente-se amada e valorizada, portanto capaz de agir e reagir adequadamente aos percalços da vida e de lidar com as frustrações.
O Reconhecimento da importância da autoestima na formação da personalidade, do caráter e comportamento do ser humano impulsionou pesquisas sobre o qual o melhor momento para começar a oferecer às crianças condições de desenvolverem plenamente esse ingrediente crucial para o bem-estar e a qualidade de vida.
Em alguns pontos, todos os estudiosos da área concordam: atenção dos pais ao desenvolvimento físico, mental e psicológico infantil, assim como o oferecimento de modelos claros e estáveis de identificação, ambiente familiar amoroso e equilibrado, estímulos cognitivos adequados na escola e participação social saudável etc., especialmente nos seis primeiros anos de vida, são determinantes para o incremento de uma autoestima.
A família constitui o primeiro local onde a criança compreende quem é, observa o que os outros fazem, pratica a todo instante seus novos aprendizados.
A escola e o meio social também importantes, mas o maior alicerce da boa autoestima vem do contato, trocas afetivas e educação familiar.
Escrito por Irene Maluf, especialista em Psicopedagoga, Neuroaprendizagem, Educação Especial.
Fonte : Revista Psique n° 151 , pag. 20.
Comentários
Postar um comentário