CHEFE QUE COLOCA APELIDO MALDOSO!!! ASSÉDIO MORAL!!!Quem está sofrendo assédio moral deve acumular provas E DENUNCIAR .


UM EMPREGADO QUE É HUMILHADO pelo chefe está sendo vítima de assédio moral. E isso é bem mais comum do que parece. Existe há muitos e muitos anos. Provavelmente, do dia em que o primeiro patrão contratou o primeiro empregado. Mas milênios se passaram até que, finalmente, a Justiça do Trabalho começasse a punir as empresas que toleram o mau comportamento dos chefes. A CLT, o conjunto de leis que regula as relações entre empregador e empregado, não menciona diretamente o assédio moral. Desde o final da década de 1990, a justiça vem aceitando causas por assédio moral. São as sentenças dos juízes que estão servindo de base para futuros processos.
O assédio moral ocorre quando um chefe abusa do poder de seu cargo para humilhar um subordinado, ou todos os subordinados, de maneira constante e contínua. Essas duas palavrinhas são importantes. Constante e contínua. O assédio moral não é uma única explosão de mau humor por parte do chefe. Não é algo que acontece de vez em quando. É perseguição, que ocorre praticamente todos os dias e durante bom período de tempo. Por exemplo: o chefe grita em vez de falar. O chefe chama o subordinado de burro na frente dos colegas. O chefe coloca um apelido maldoso em um subordinado. O chefe obriga sua equipe a uma situação ridícula e constrangedora quando não atinge a meta. O chefe isola um subordinado em um canto, não fala com ele, e não permite que converse com os colegas. Com o tempo, o subordinado assediado começa a ter problemas de saúde, física e mental. Sente-se envergonhado e deprimido. Seu relacionamento com a família começa a deteriorar.
Até pouco tempo atrás, esse empregado tinha apenas um caminho: baixar a cabeça e pedir a conta. Agora, começou a ser amparado pela lei para denunciar o abuso. Quem está sofrendo assédio moral deve acumular provas. Registrar datas e guardar receitas e atestados médicos. A denúncia deve ser feita à empresa. Somente depois deve ser procurado o caminho judicial.
Combater o assédio moral não é tirar do chefe o respeito que ele merece como chefe. Nenhuma empresa iria conseguir sobreviver sem hierarquia. Chefes sempre existiram e sempre vão existir. Mas o respeito tem mão dupla. O subordinado tanto deve respeitar o chefe, quanto ser respeitado por ele. Por isso, boas empresas orientam seus chefes para os riscos de assédio moral. Esse é o melhor caminho. A prevenção agora para evitar a condenação depois.
Trecho de Emprego de A a Z , de Max Gehringer
A DE ASSÉDIO MORAL

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OFICINA PSICOPEDAGÓGICA NO TRATAMENTO DO DEPENDENTE QUÍMICO.

Como descobrir se uma pessoa possui dupla personalidade!

DJ Sidney Brandino considerado uns dos mais criativo e talentoso no mundo da música eletrônica.