PROBLEMA DE RELACIONAMENTO AMOROSO.


Resultado de imagem para personalidade e criatividade
A maioria das pessoas que tem problemas de relacionamento coloca expectativas demais no outro e esquece de fazer o necessário pela sua própria felicidade.
Como cada pessoa que faz parte da relação é um ser singular, com suas capacidades, preferências, valores e gostos, cada um deve ter seu espaço, na relação, sem que um tenha mais poder do que outro, cabendo momentos de diálogos e também de silêncios, que são valorosos e devem ser respeitados.
Por isso, é sempre importante ser sincero consigo mesmo e não entrar na ilusão de que, com o tempo, será fácil mudar o outro.
Ninguém muda ninguém. E a cobrança por mudança constante pode gerar mentiras desnecessárias, simplesmente porque é mais fácil não entrar em embates e encerrar o assunto.
O amor precisa de cumplicidade, do vínculo de confiança. Sem isso, ele não sobrevive, o sucesso na relação amorosa depende de muitos fatores e talvez os mais importantes sejam o respeito e a amizade.
Todas as relações têm problemas, porque envolvem pessoas e as pessoas têm problemas.
Portanto, é preciso investir na felicidade, buscando soluções e negociando em um jogo ganha-ganha, ou seja, todos ganham e ninguém perde.
Toda relação tem que ter espaço para o acolhimento, pois muitas vezes a agressividade e um pedido de ajuda.
Cada um precisa ter bem delimitado seu espaço, suas necessidade, seus anseios e desejos, para não criar expectativas em cima do outro que podem gerar frustrações.
A compreensão é a chave para qualquer relação, muito cuidado para não fantasiar a relação e jogar todas as duas expectativas em cima do outro.
O amor é um aspecto da vida, mas existem outros que também precisam estar bem resolvidos para que o relacionamento amoroso não seja sobrecarregado com cobranças.
Por isso, invista na autorrealização, seja no trabalho, lazer, amizade, vida familiar ou espiritual.
Quando há investimento em outros aspectos da vida para os envolvidos na relação, a tendência e que  amor fique mais leve, porque ambos já estão felizes e querem compartilhar essa felicidade, têm assuntos diferentes para conversar.
Contos de fadas só existem nos livros, a vida real exige esforço e dedicação.
Texto: Construindo Relações Saudáveis - Autora : Beatriz Acampora e João Oliveira.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O PODER MUDA AS PESSOAS.

CRACK E NEURÔNIOS.

OFICINA PSICOPEDAGÓGICA NO TRATAMENTO DO DEPENDENTE QUÍMICO.