PROMOVER SAÚDE MENTAL NAS ESCOLAS É PREVENIR PROBLEMAS!
Diante dessa realidade, investir na aquisição de conhecimento, por parte dos professores, sobre problemas de Saúde Mental em escolares é uma tarefa fundamental para favorecer a identificação dos estudantes que necessitam de assistência especializada.
Essa proposta de Saúde Mental baseada em escolas favorecem a resolução de problemas mais leves dentro da própria escola e reduzem a demanda por serviços especializados.
Os modelos de capacitação para que o professor aprenda a identificar e encaminhar adequadamente os casos são uma necessidades de sistemas de saúde e educação como os do Brasil, onde não é regra o atendimento em Saúde Mental dentro das escolas e onde há necessidade de encaminhamento para assistência especializada em serviços externos.
Infelizmente, ainda trabalhamos com prejuízos do adoecimento, o qual provoca sofrimento tanto para o individuo que desenvolve um transtorno mental quanto para sua família, e, consequentemente, um prejuízo econômico para o pais. Portanto, para tentar solucionar os problemas na área de Saúde Mental, seria necessária uma nova proposta para as politicas publicas. Precisamos de medidas que libertem e melhorem a qualidade de vida da pessoa que é portadora de um serviço que considere singularidade de cada um e que trabalhe com união de forças dos profissionais da saúde, educação e assitencia social. (0MS).
Escrito por : Marlene Apolinário Psicóloga.
Comentários
Postar um comentário