CAUSAS DA PEDOFILIA.
As causas da pedofilia ainda não estão bem estabelecidas, porém diversos estudos têm evidenciado associação entre tal transtorno e características cerebrais.
Acredita-se também que o ambiente pode predispor indivíduos à pedofilia. O estresse pode aumentar os impulsos ou desejo dos pedófilos. O fator mais conhecido que aumenta a chance de um individuo se tornar um abusador é se ele foi abusado quando criança. Essa relação é conhecida como fenômeno ou ciclo do abusado-abusador:
A frequência de ocorrência desse fenômeno varia muito, dependendo do estudo e da base de dados utilizados. As estimativas indicam que, entre os pedófilos, de 28% a 93% teriam sido abusados quando crianças, ao passo que na população- controle (não pedófilos) essa porcentagem seria de 15%.
Existem muitas teorias especulativas sobre esse fenômeno, como identificação com o agressor, tentativa de ganhar nova identidade, hipersexualização por abuso precoce. Entretanto, embora indivíduos abusados tenham mais propensão para se tornar abusadores, muitos não perpetuam o ciclo.
Também se deve questionar a validade de vários relatos de pedófilos, que alegam ter sido abusados quando crianças. Essas declarações, muitas vezes, são feitas em julgamentos ou em grupos de tratamentos e podem ter o objetivo de ganhar a simpatia dos demais.
www.portalcienciaevida.com.br Revista Psique nº 79
Comentários
Postar um comentário