JOVENS COMETEM CRIMES POR RAZÕES SOCIAIS.

Infratores com pouca idade não cometem crimes porque têm uma visão distorcida do que é certo ou errado. Na verdade, são levados a essas delinquencias por fatores ambientais e sociais. Essa é uma das conclusões do estudo de doutorado Correlação entre grau de psicopatia, nível de julgamento moral e resposta psicofisíológica em jovens infratores, defendido na Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), de autoria do psiquiatra Daniel Martins de Barros. De acordo com o psiquiatra, o objetivo inicial da pesquisa era avaliar se existe uma relação entre o grau de maturidade moral dos infratores (ou seja, o quanto eles conseguem discernir o certo e o errado e raciocinar do ponto de vista moral) com o grau de frieza emocional dos mesmos. Os testes foram realizados durante dez meses com 30 internos da Fundação Casa, em São Paulo, utilizando a escala internacional PCL-R, que mede o grau de psicopatia das pessoas. Dentre os jovens, nenhum pode ser considerado psicopata e eles foram comparados dos menos frios para os mais frios.
O pesquisadores explica que analisar jovens que estão no mesmo ambiente, com a mesma dieta e rotina facilita o estudo, pois eles são comparados com eles mesmos, o que elimina uma série de variáveis que poderiam interferir no resultado.
Segundo Barros, os resultados mostram que os jovens infratores analisados têm maturidade moral igual aos outros de sua idade, o que significa que o que está levando a maioria deles, ou pelo menos os analisados, ao ato infracional não é uma falta do entendimento do certo e do errado. O estudo, orientado por Geraldo Busatto Filho, também identificou que não há diferença de maturidade moral entre a pessoa mais fria e menos fria da amostra, o que representa que a pesquisa mostrou que a frieza não interfere com a capacidade de ajuizar, de entender a diferença do certo e do errado.
Fonte: Agência Fapesp.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O PODER MUDA AS PESSOAS.

CRACK E NEURÔNIOS.

OFICINA PSICOPEDAGÓGICA NO TRATAMENTO DO DEPENDENTE QUÍMICO.