COMO DEIXAR O CÉREBRO JOVEM?

No final dos anos 90, dois cientistas, o médico indiano Paul E. Dennison, PhD em educação pela Universidade da Califórnia, e o professor de Neurobiologia e pesquisador da Duke University Medical Center, Lawrence Katz, desenvolveram uma série de exercícios para o cérebro chamado  de Neuróbica. O nome sugere uma aeróbica é uma forma dinâmica de exercícios para o cérebro, projetada, essencialmente, para deixá-lo mais ágil e saudável. Dar ao cérebro, sempre que possível, uma atividade extra, evitando assim a rotina diária acomode e destrua sinapses. Estes exercícios acabam criando novos diferentes padrões de atividades dos neurônios no cérebro.
Cerca de 80% do nosso dia a dia é ocupado por rotinas comuns, que, apesar de terem vantagem de reduzir o esforço intelectual, escondem um efeito perverso: limitam o cérebro. Essa repetição dos padrões vai, aos poucos, diminuindo ou atrofiando as conexões sinápticas, que , como já vimos, precisam de incentivo para prosperar. A redução das sinapses neurais, com o passar dos anos, vai limitando a velocidade de raciocínio e começam a surgir falhas na memória das pessoas que não investiram bem em seu cérebro. A notícia boa é que se pode recuperar ou, em casos mais graves, evitar que esta perda continue progredindo de forma exponencial.
Para contrariar essa tendencia foram desenvolvidos vários tipos de exercícios que obrigam o cérebro a pensar de forma diferente do que estamos acostumados. Por isso, a neuróbica quebra a rotina básica e cria outras que projetam o sujeito para um nível mental onde ele é obrigado a ter sempre, um trabalho adicional.
Pesquisa feita pela revista psique n°81.
 
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O PODER MUDA AS PESSOAS.

CRACK E NEURÔNIOS.

OFICINA PSICOPEDAGÓGICA NO TRATAMENTO DO DEPENDENTE QUÍMICO.