DEFICIÊNCIA NO CÉREBRO DE PESSOAS RUINS?

Phineas Gage era um operário da contrsução de ferrovias nos Estados Unidos. Um dia, ao pisar, acidentalmente, sobre uma porção explosiva usada para dinamitar rochas provocou a impulsão de uma barra metálica de três centímetros de diâmetro que, atirada ao ar, atravessou sua cabeça na parte média de seu lobo frontal...
Por incrível que pareça, Phineas resistiu e levado ao hospital pôde voltar ao trabalho. Só que uma coisa incrível aconteceu com Phineas. Ele que era um "cara" tido como muito legal, muito bem educado, "amigão" de toda gente, ótimo papo e sempre de muito humor, tornou-se um sujeito prepotente, estúpido, altamente agressivo, irreverente, inclusive cometendo atos de desonestidade, impossível de serem vistos em seu temperamento, antes do acidente.
Por décadas a fio, os neurologistas e psicólogos se perguntavam o que teria feito Phineas mudar tanto, sem estabelecer relação direta entre a parte de seu cérebro atingida pela barra metálica e seu temperamento. Recentemente, uma neurologista portuguesa Hanna Damásio, revendo fotos do cérebro de Phineas, guardadas no Museu de Anatomia e Medicina da Universidade de Harward, nos Estados Unidos, aliada a novos e avançados computadores promoveu verdadeira autópsia digital nessas fotos descobrindo que a barra atravessou e, provavelmente, arrocou uma pequena parte da massa encefálica localizada exatamente no ponto onde ficam as inteligências emocionais.
Nessa parte do cérebro existem dois setores diferenciados, ligados entre si, de conexões de neurônios: um setor guarda a inteligência espacial, o outro, o ponto onde se processam as emoções. Com essa perda, Phineas deixou de ser a pessoa que era, suas emoções foram violentamente afetadas não pela recordação do acidente, mas por perder uma pequenina parte de seu corpo, responsável pelo seu 
sentimento de afeto, estima, respeito, ética e assim por diante. O estudo de seu caso, analisando ao lado de outros casos de prisioneiros,  pessoas violentas, estupradores ou responsáveis por muitos assassinatos, mostrava anomalias semelhantes, no mesmo ponto do cérebro.
Podemos dizer que pessoas PREPOTENTES, ALTAMENTE AGRESSIVOS,  RUINS, MALDOSAS, ESTÚPIDAS, DESONESTAS... são deficientes mentais? por ter um pedaço a menos na massa encefálica? Fica aí um pergunta ou  será que são ruins por natureza ou ruins por ter um pedaço do cérebro faltando?
Mônica - Psicopedagoga.
Fonte: Livro A Inteligência Emocional na Construção do Novo Eu. Autor: Celso Antunes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O PODER MUDA AS PESSOAS.

CRACK E NEURÔNIOS.

OFICINA PSICOPEDAGÓGICA NO TRATAMENTO DO DEPENDENTE QUÍMICO.